segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

2013

Por André Avallone - 31/12/2013


foto: Nivaldo Oliveira
 
Esse ano de 2013 foi de muitas conquistas para o Polo Aquático do SESI-SP.

Sempre respeitamos muito a frase que nos dá a diretriz do SESI-SP, “Pedagogia do Exemplo”.
 

Através dessa diretriz planejamos nosso trabalho. Posso afirmar, que muitos dos objetivos que tínhamos para cumprir esse ano foram alcançados. Alguns ainda não conseguimos, mas será nossa prioridade no próximo ano.

Planejar e organizar no SESI são mais que importante, é primordial. Muitas vezes, brinco com os atletas, que apenas 5% do meu tempo nos dedicamos a treinar Polo Aquático, os outros 95% é dedicado a organização e planejamento.

Confesso que o time de funcionários que o SESI oferece ajuda muito. Competentes, com muita disposição e máximo rendimento. “– Aqui é rendimento!”

Os 16 técnicos de Polo Aquático, mais todos aqueles professores de Educação Física que passaram por treinamentos, “Clinicas”, Pré Temporadas, Inter Temporadas, Ligas...Campeonatos, que se dedicaram de corpo e alma as nossas crianças, todos lutando por um ideal chamado POLO AQUÁTICO. Esses profissionais foram mais que guerreiros, podem ser considerados os verdadeiros heróis de todo esse projeto. Eles fizeram o “projeto”, o “sonho” transformar em REALIDADE. Foram fins de semana, quilômetros e mais quilômetros na estrada, muita responsabilidade em cuidar de nossas crianças.

Esses “novos” técnicos posso considerar como uma grande conquista, pois eles cresceram, evoluíram e o mais importantes, estão amando o que estão fazendo.

Todo o “staff” de trabalhadores da nossa Unidade da Vila Leopoldina, os especialistas da Paulistas, coordenadores, diretores e o nosso presidente foram conquistados pelo nosso Polo Aquático. Eles realmente participam ativamente de todo o nosso sucesso, os jogos, as notícias, o nosso crescimento. Essa foi outra importante conquista desse ano, o “coração” dos nossos companheiros.

Um outro objetivo conquistado foi a participação da família no Polo Aquático. Conseguimos aumentar o publico nos jogos, a participação nas redes sociais, o reconhecimento e consequentemente melhorando a cultura do nosso esporte dentro do SESI. Obrigado aos pais, tios, avós e parentes!!

Outra palavra que nosso presidente Paulo Skaf fala bastante, é a palavra INOVAR. Temos que ter criatividade, sempre buscar o diferente, para que seja mais interessante, para que exista a evolução. Isso é INOVAR!

Conseguimos inovar em vários aspectos. Através das redes sociais, conseguimos atingir um grande número de interessados em nosso esporte.
Muitos viram no começo do ano, TODOS os praticantes de polo aquático do SESI postando uma foto padrão na capa do facebook. Uniforme do SESI, bola de Polo e com o fundo a piscina da sua unidade. Foi uma "onda" muito grande, que com certeza atingimos mais crianças. Uma simples campanha que nos ajudou a divulgar nossa modalidade “secreta”.

Outra  grande inovação que fizemos esse ano, foi a transmissão dos jogos ao vivo, via TWITTER. Todos sabem que o custo de uma transmissão ao vivo é muito alto e o público, AINDA não é o bastante. Com as novas tecnologias da internet, conseguimos um programa gratuito, que  transmite os jogos com uma qualidade de imagem não muito boa, porém com um áudio incrível, ainda mais com nossos narradores, Fagner “Machado” Máximo e Fabiano “Bueno” Teixeira. Com muita alegria, nossos dois grandes “narradores” fizeram de um simples jogo de polo aquático, um grande ESPETÁCULO!

O blog do SESI sempre serviu para passar as informações dos jogos, resultados, tabelas, jogadores, entrevistas. Mas esse ano, inovamos com o “diário de bordo”.  Através do Diário de Bordo, conseguimos passar a nossas crianças e familiares, como estava sendo a experiência de nossos atletas profissionais na viagem de treinamento na Hungria. O grande objetivo é que as crianças acompanhem seus “ídolos” e treinem bastante para um dia conseguir chegar a ser como eles.

As entrevistas diárias de nossos atletas serviram para que eles aprendam a ser ídolos, ter a idéia da responsabilidade que eles tem dentro do projeto, afinal  nossos atletas “profissionais” estão aprendendo a ser ídolos.

Inovamos na metodologia de treinamento. Colocamos dentro da água o treinamento INTEGRADO. Criamos novos exercícios de condição física, técnico, tático e psicológico. O mais interessante é que divulgamos esse material em nossos canais do Youtube, na criação do livro de treinamento, dando acesso a essas informações a todos os nossos técnicos do SESI e de fora também.

Divulgamos mais o nosso esporte através dos vídeos com alta definição. Chegamos a ter 600 visualizações em média. Lindas imagens, diferentes câmeras e mais uma vez inovamos!

Os jogos do SESI tornaram um espetáculo! Graças ao público, conseguimos aumentar consideravelmente o número de pessoas assistindo ao vivo o jogo. Atraímos o público com um belo “show” de nossos jogadores, sempre respeitando os adversários, juízes e principalmente o público. Boa música, ao vivo ou não, luzes, gente bonita, folhetos explicativos e POLO AQUÁTICO, não tem como não dar certo!

Viajamos bastante divulgando o Polo. Foram diversas cidades: Bragança Paulista, Presidente Prudente, Franca, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Taubaté, Santo André, Osasco, Guarulhos, Diadema...em cada uma delas, as crianças, os professores, os funcionários nos recebiam com muito carinho e sempre IDOLATRANDO nossos atletas.

Tivemos diversos atletas do SESI representando a seleção brasileira em competições internacionais, como, Mundial Jr, Universíade, Liga Mundial, Super Liga, Pan Americano Jr, Sul Americano. Parabéns a esses atletas que estão fazendo história dentro do SESI.

Nesse ano de 2013, tive a honra de representar o Brasil como auxiliar técnico da Seleção Brasileira. Fui o primeiro técnico do SESI a ter essa oportunidade. Sinto muito orgulho e posso dizer que a sensação de poder trabalhar dia-a-dia representando seu pais é indescritível. Escutar o hino nacional e “lutar” pela sua bandeira, é uma das melhores sensações da vida de um profissional do esporte. Agradeço muito essa experiência e desejo que outros técnicos do SESI passem por isso um dia.

Para finalizar, gostaria de agradecer aos membros da comissão técnica, que se dedicaram todos os dias do ano para o melhor de nossa equipe.

Parabéns pelos títulos conquistados!!

FELIZ 2014 A TODOS.

 

André Avallone

 

 

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sesi-SP fica com vice-campeonato inédito na Liga Nacional

 

Juan Saavedra, Agência Indusnet Fiesp

Na final da VI Liga Nacional de Polo Aquático, o time masculino do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) fez uma ótima partida na tarde de sábado (14/12) diante do Fluminense, mas não conseguiu superar a maior experiência da equipe carioca, que venceu o jogo por 13 a 9, com parciais de 3-2, 4-3, 2-2 e 4-2. O jogo aconteceu no parque aquático do Sesi-SP Vila Leopoldina.
Com o resultado, o Sesi-SP ficou com o vice-campeonato, melhor participação de sua equipe desde que começou a participar da Liga Nacional. O presidente do Sesi-SP e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, entregou o troféu e as medalhas de prata aos atletas e comissão técnica. O Fluminense, com 15 vitórias em mesmo número de jogos, conquistou o tricampeonato da competição.

Paulo Skaf com a equipe medalha de prata e comissão técnica. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp
Paulo Skaf com a equipe medalha de prata e comissão técnica.
Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

O jogo foi marcado pelo duelo entre dois craques: Tony Azevedo (Sesi-SP) e Felipe Perrone (Fluminense). O carioca, que participou de duas edições dos Jogos Olímpios pela seleção da Espanha, marcou cinco gols e desequilibrou na decisão. Já Azevedo fez quatro gols.
Na análise de Azevedo, principal reforço do Sesi-SP para a temporada, a equipe fez três quartos incríveis, mas não é fácil enfrentar um time com a experiência do Fluminense. “Acho que, com poucos mais anos, o Sesi-SP pode ser uma superpotência no polo aquático.”
O técnico da equipe, André Avallone, disse que o Sesi-SP perdeu para o melhor time do campeonato. “Realmente o Fluminense é muito superior. Um time de estrelas. Nós, um time jovem, mais a experiência do Tony”, avaliou, acrescentando que depois da expulsão do capitão, Rudá, o time deu uma caída.
Ao final da partida, Paulo Skaf cumprimentou o time pelo resultado. “Segundo lugar é muito bom. O Fluminense jogou bem. Estou muito orgulhoso do nosso time polo aquático”, afirmou o presidente, depois de observar que a entrada do Sesi-SO deu um outro panorama para o polo aquático no Brasil. “Hoje temos quase 1000 jovens paticando polo aquático e há poucos anos não tínhamos nenhum. Isso só nos nossos alunos.”
De acordo com o diretor de Esporte e Qualidade de Vida do Sesi-SP, Alexandre Plufg, a campanha foi excelente. “São mais de 10 anos que as finais ficam no eixo entre Fluminense e Pinheiros. Dessa vez a equipe do Sesi-SP conseguiu quebrar esse paradigma e fazer uma final. Jogaram muito bem. O jogo foi equilibrado até o terceiro quarto”, comentou, observado a dificuldade de enfrentar um Fluminense repleto de jogadores de nível internacional. “Nosso time é 100% com garotos categoria de base. Só o Tony que veio para complementar o time nessa temporada. E o time foi muito guerreiro. O esporte é assim. Tem dia que você ganha e tem dia que você perde. Mas o importante é o exemplo que eles vão dar para a garotada."
Grummy, um dos destaques do Sesi-SP, disse acreditar que a campanha foi muito boa. “A gente veio numa crescente na competição. Fizemos bons jogos e, às vezes, por falta de experiência, deu uma ‘abaixadinha’ no nível. Hoje foi no detalhe. Demos um bom exemplo para a criançada. Agora é continuar trabalhando para se Deus quiser melhorar ainda mais essa campanha.”
Segundo Azevedo, ver um jogo como esse incentiva as crianças e os jovens. “Isso é muito importante para as crianças: ídolos”, resumiu, acrescentando que a estrutura do Sesi-SP é similar à que estava acostumado a ver na Europa, onde jogou muitos anos.
Marcaram pelo Sesi-SP Tony Azevedo (4), Rudá Franco (2), Gabriel Salgado (1), Antonio Inserra (1) e Gustavo “Grummy” Guimarães (1). Pelo Fluminense, assinalaram gols Felipe Perrone (5) Kiko Perrone (3), Bernardo Gomes (2), Josip Vrilic (1), Ádria Delgado (1) e Bernardo Braga (1).

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Grande final da LIGA NACIONAL de Polo Aquático

 
Será na piscina do SESI-SP, na Vila Leopoldina a grande final da Liga Nacional.
Dia 14 de dezembro, as 16:20 horas.
Depois de dois jogos muito bons contra o Botafogo na semi final, nossa equipe enfrentará o invicto Fluminense, 14 jogos sem perder, jogadores conhecidos mundialmente. Será um jogão de Polo Aquático. 
"Se existir 1% de chance, completaremos com 99% de raça e união"
Estamos na nossa casa, com a nossa torcida, se quiserem ganhar...vão ter que lutar muito!
Tem tudo para se um bom jogo.
PROGRAMAÇÃO:
6ª feira -
19:45 - Flamengo x Paulistano (feminino)
21h - Botafogo x Paineiras (feminino)
Sábado -
15h - ECP x Botafogo
16:20 - Grande final Fluminense x SESI-SP
18h -  Flamengo x Botafogo  (feminino)
                                19:20 - Pinheiros x Paulistano  (feminino)
Os jogos terão transmissão ao vivo pela TV CBDA. www.cbda.org.br
Além dos jogos, teremos show ao vivo na piscina com a banda SUITELUXO.
Teremos também a exposição "Olhar a toda prova" com fotos de nossos atletas do Polo Aquático, Natação, Volei e outros. Vale a pena conferir!

 
As 18 horas, quem também quiser assistir o jogo da Super Liga de Volei.


terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Sesi vence o Botafogo na semi final da Liga Nacional

08/12/2013 - SESI
Lucas Dantas, Agência Indusnet Fiesp, do Rio de Janeiro

Uma vitória incontestável e maiúscula. O time masculino de polo aquático do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) atropelou o Botafogo, neste domingo (08/12), por 16 a 6 (4-2, 5-2, 4-1, 3-1), na segunda partida da semifinal (vitória na primeira por 12 a 6) e garantiu vaga na grande final da VI Liga Nacional, contra o Fluminense. A partida foi disputada na piscina da Escola Naval, no Rio de Janeiro. A decisão será sábado (13/12) ainda em local a definir.
Sesi-SP venceu Botafogo duas vezes no final de semanaSesi-SP venceu Botafogo duas vezes no final de semana 
 
Foto: Lucas Dantas/Fiesp


Na vitória sobre o Botafogo, Tony Azevedo e Rudá Franco dividiram a artilharia do time, com quatro gols. Mas quem brilhou mesmo foi o goleiro Anderson Cirilo. Com grandes defesas, ele fechou o gol e impediu que o Botafogo chegasse perto no marcador.
Ao final da partida, o goleiro falou sobre sua atuação e projetou um grande jogo contra o Fluminense. “Estou muito feliz e emocionado. Foi mesmo um grande jogo do nosso time. Estou muito contente em fazer parte dessa equipe. Vamos trabalhar demais essa semana. O jogo contra o Fluminense será dificílimo, mas com humildade e muita garra nós vamos para cima. É um jogo só, tudo pode acontecer”, disse Cirilo, que recebeu os abraços de todos os jogadores após o jogo.
Quem também elogiou o atleta foi o técnico André Avallone, que de certa forma não se surpreendeu com a atuação de seu comandado.
“Nós montamos um esquema de defesa para ele, para forçar os chutes do Botafogo da distância que queríamos, e deu certo. Mas mesmo assim, ele pegou demais e está de parabéns. É um excelente goleiro e ainda bem que está no nosso lado”, comentou o treinador, que disse que só vi pensar no Fluminense a partir de segunda-feira (09/12). André também convocou a torcida e deu os parabéns aos atletas e elogiou o projeto do Sesi-SP.
“Hoje eu vou descansar. Amanhã eu penso na final, que será duríssima. Mas hoje eu quero dar os parabéns aos atletas, que se empenharam e fizeram tudo o que combinamos. Além disso, queria chamar a torcida para a final. Tenho certeza de que com o nosso público, as nossas crianças e em São Paulo, faremos uma pressão incrível sobre o Fluminense. O projeto do Sesi-SP para o polo é fantástico e vai dar muito frutos, podem apostar”, completou Avallone, visivelmente emocionado com a vitória.
O jogo

O time do Sesi-SP não deu chance para o Botafogo respirar. Com um ritmo intenso desde o início, poucas eram as oportunidades para a equipe carioca chutar a gol. E quando chutava, lá estava o paredão Cirilo fechando tudo.
O Sesi-SP abriu o marcador com Arthur Salgado logo no primeiro minuto. E pouco depois, Grummy e Tony Azevedo, com um golaço por cobertura, ampliaram e mostraram quem ditaria o tom da partida. O Botafogo chegou a diminuir a diferença, mas Rudá ampliou logo em seguida para 4 a 2, mantendo a vantagem. Faltando 50 segundos para acabar o tempo, Cirilo operou mais um milagre em ataque de Felipe Mota e manteve os dois gols de vantagem.
No segundo quarto, Gustavo Grummy marcou de cara mais um gol de pênalti para o Sesi-SP, ampliando para 5 a 2. Também de pênalti o Botafogo diminuiu, mas não conseguiu encostar porque o goleiro da indústria parava tudo. Anderson Canhoto, Tony e Gustavo marcaram em sequência e a vantagem aumentou para dar tranquilidade à equipe que fechou o primeiro tempo em 9 a 4.
No terceiro quarto, com a distância confortável de gols, o Sesi-SP passou a gastar o tempo nas jogadas de ataque e deixou o relógio correr. Mas não significou que o time parou na piscina, pelo contrário. Rudá fez dois e Tony marcou de pênalti, abrindo o placar para 12 a 4 e praticamente decretando o resultado da partida.
No último quarto, o Botafogo até tentou lutar e diminuir a diferença, mas Tony, Arthur e Marcos Junior marcaram mais gols e o resultado final de 16 a 6 mostrou, com sobras, a superioridade do Sesi-SP na partida.
Classificação garantida e agora é encarar o Fluminense, que possui 100% de aproveitamento no campeonato. 

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Visita a Diadema

Nossos atletas fazendo uma pequena demonstração

Rudá Franco conversando com as crianças 

Autógrafos, fotos e muito exemplo




domingo, 1 de dezembro de 2013

Visita na Unidade de DIADEMA


Nessa 2ª feira, dia 2 de dezembro iremos visitar a Unidade de Diadema - SP.
Os atletas Tony Azevedo, Rudá Franco, Gustavo "Grummy" Guimarães, Arthur Salgado e nosso técnico André Avallone estarão com as crianças, apresentando a modalidade, falando sobre suas carreiras e ensinando alguns "truques" na água e fora.
 Essa ação faz parte do Projeto de divulgação do Polo Aquático. Diadema será uma das cidades que terá a visita nesse ano de nossos atletas. Ribeirão Preto foi a primeira, depois veio Franca, Presidente Prudente, Santo André e agora Diadema.

LIGA de TREINAMENTO do SESI-SP


Nessa etapa da Liga de Treinamento do SESI foi um sucesso!
8 times particparam de jogos durante toda a tarde de sábado, acompanharam a vitória da equipe adulta do SESI e domingo finalizaram os jogos finais.
As unidades da Vila Leopoldina, Mogi das Cruzes, São Caetano e Santo André participaram cada uma com 2 equipes, sub 12 e sub 14.
Com regras adaptadas, existiu muito Polo Aquático com respeito, disciplina e ALEGRIA.
Todas as crianças dormiram nas salas de aula da unidade da Vila Leopoldina e fizeram uma grande festa!
Parabéns a todos pelo grande evento de POLO AQUÀTICO

Festival Brasileiro sub 12


Parabéns a todos pela grande participação no Festival Brasileiro sub 12 em São Paulo, piscina do Pinheiros.
Conseguimos boas classificações, terminando o Festival na 1ª, 6ª e  .
Como em todas as demais categorias, nunca priorizamos a classificação final, apenas o desempenho de nossas equipes.
Devido ao grande número de atletas, piscinas e técnicos, mudamos radicalmente a maneira de trabalhar nossas equipes. Por essa razão comemoramos os bons resultados. Analisamos que estamos progredindo. Novos técnicos surgindo, mais atletas motivados, mais unidades participando.
Fechamos a mão, erguemos o braço, fazemos força e comemoramos mais um bom resultado! No estilo SESI-SP
Parabéns a todos que fazem parte da nossa família.

Última rodada da Liga Nacional

Matéria do site da CBDA.org.br
A clássica decisão Flu x Pinheiros agora é semifinal. Botafogo e Sesi completam o quarteto
01/12/2013

Rio de Janeiro/RJ – Estão definidas as semifinais da VI Liga Nacional Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013: Fluminense (1º colocado) x Pinheiros (4º) e Botafogo (2º) x Sesi (3º), em duplo duelo RJ x SP. As séries serão em melhor de dois jogos, que estão programados para sábado (7/12), a partir das 15h, e domingo (11/12), a partir das 9h, na piscina da Escola Naval, no Rio de Janeiro. A grande decisão, em jogo único, será no sábado (14/12) na piscina do Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo.
As semifinais serão disputadas na seguinte ordem. No sábado (7/12), Fluminense x Pinheiros, às 15h, e Botafogo x Sesi, às 16h20min. Já no domingo (8/12): Fluminense x Pinheiros (às 9h) e Botafogo x Sesi (às 10h20min), com as equipes cariocas jogando por dois resultados iguais. Será a primeira vez que o clássico Flu x Pinheiros não decidirá a Liga Nacional, já que nas cinco edições anteriores, os dois clubes fizeram a final, com vitória paulista nas três primeiras edições e carioca nas duas últimas.
Tudo foi definido na emocionante rodada deste sábado (30/11) com jogos no Rio e em São Paulo, com o líder invicto (12 vitórias), o Fluminense, de folga. Na piscina da Escola Naval, em um jogo dramático, o Botafogo derrotou por 10 a 9, com parciais de 3-4, 4-1, 0-2 e 3-2, o jovem time do Flamengo, com atuação decisiva do centro Bruno Nolasco, autor de quatro gols. Além dele, marcaram para o Alvinegro: Jonas Crivella (2), Matheus Crivella (2), João Felipe Coelho e Rafael Rufino, o “Cubano”. Para o Rubro-Negro, que se despediu da competição com três vitórias, fizeram Felipe Martins (3), Rodrigo Nascimento (2), Pedro Stellet (2), Vitor Sauer e Bernardo Branco.
Bruno Nolasco saiu satisfeito com a classificação, mas não com a atuação do Botafogo. “Não podemos jogar desta forma nas semifinais. Temos que entrar concentrados o tempo inteiro e não dar liberdade ao adversário. Esta desatenção quase nos custou à vitória. A partir de agora, não existe mais a chance de errar. Espero que o Botafogo da semifinal seja o que venceu o Sesi e o Pinheiros no Rio de Janeiro”, disse o centro – medalhista de prata no Pan Rio 2007 – que luta para reconquistar o seu espaço na Seleção Brasileira.

O Sesi, que não dependia das suas forças para escapar de um prematuro confronto com o Fluminense, fez a sua parte ao derrotar a Hebraica por 18 a 2 (4-0, 3-1, 5-1 e 6-0), também hoje (Sáb), na piscina do Sesi. Os gols do Sesi foram do astro americano Tony Azevedo (6), Antonio Inserra (3), Marcos Junior (2), Pedro Borges (2), Anderson Cruz (2), Gabriel Salgado, Felipe Duarte e Gustavo “Grummy” Guimarães. Para a Hebraica, descontaram Eduardo Wainberg e André Bovis.
E o Sesi ainda contou com a vitória do Paulistano sobre o Pinheiros por 10 a 9, com parciais de 2-1, 3-5, 4-3 e 1-0, no encerramento da rodada, também na piscina do Sesi. Apesar de não ter mais chances de classificação, o Paulistano atuou com determinação e venceu pela segunda vez o seu principal rival na competição. Já o Pinheiros, que terá o retorno de Emílio Vieira na fase semifinal, terá que duelar com o Tricolor carioca. Os gols do Paulistano foram de Douglas Magalhães (5), Leandro Machado (2), Fernando Gouvêia, Mateja Loncaric e Ícaro Carecho. Para o Pinheiros, anotaram Marcelo Franco (2), Danilo Corrêia (2), Pedro Tayer (2), Fabio Arnoldi, Ivez González e Felipe Santos.
Após 14 rodadas da fase classificatória da VI Liga Nacional Polo Aquático/II Super Liga Nacional Correios/Bradesco-Lei de Incentivo de Polo Aquático Masculino 2013, o Fluminense terminou com 12 vitórias e 100% de aproveitamento; seguido pelo Botafogo com sete vitórias e um empate (com derrota nos pênaltis); Sesi, com sete vitórias; Pinheiros com seis vitórias e um empate (vitórias nos pênaltis)  Paulistano, com seis vitórias; Flamengo, com três vitórias; e a Hebraica, que não venceu na competição.
A Liga Nacional de Polo Aquático 2013 acontece com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos  –  e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo-Piva/Governo Federal, Ministério do Esporte, Hammerhead e Sadia.
Eduardo Vieira