quarta-feira, 13 de março de 2013

Estratégias de hidratação no pólo aquático

Vanessa, nossa nutricionista com Rudá e Grummy

Durante a atividade física os atletas de Pólo Aquático como em outras modalidades esportivas, produzem aumentos significativos na temperatura corporal. Esse aumento gera desconforto, fadiga, prejudica as respostas fisiológicas e o desempenho físico, com riscos a saúde.

Sabe-se que a reposição hídrica adequada regula a circulação sanguínea, o volume plasmático e o controle da temperatura corporal. Não compensar a perda de líquidos, principalmente no exercício físico em ambientes quentes e úmidos, pode trazer sérias consequências.

 Participaram deste estudo 12 atletas da equipe, divididos em três grupos: A (hidratação com água pura), B (hidratação com bebida carboidratada) e C (hidratação à vontade). Foram mensurados a hidratação e o peso corporal dos atletas antes e após o treino.

Os atletas analisados apresentaram alterações relacionadas e taxa de sudorese (taxa de desidratação durante atividade física) de acordo com o líquido ingerido, conforme representado no gráfico á seguir.

De acordo com os resultados obtidos, podemos observar que para os atletas que treinam períodos superiores há uma hora a ingestão de água pura parece não ser a melhor alternativa de consumo líquido, uma vez que a desidratação nesses atletas foi quase 7 vezes maior que a quantidade ingerida.

Para este grupo a ingestão de uma bebida contendo carboidrato foi maior em relação ao grupo que só ingeriu água, prevenindo de maneira significativa a desidratação nesses atletas, especialmente em exercícios físicos prolongados com sudorese intensa.



Na desidratação leve, isto é, perda de peso entre 1 á 3%, pode ocorrer um maior esforço cardiovascular e uma elevação na temperatura interna corporal. A desidratação moderada se dá entre 4 e 6% de perda de peso, pode levar a fadiga muscular e queda da performance, ou seja, ocorre a redução do desempenho do atleta e em casos de desidratação severa com perda superior á 6%, existe risco de choque térmico, coma e até morte.

Os atletas devem iniciar o exercício bem hidratados. A ingestão de líquidos antes do exercício, retarda a desidratação e diminui a elevação da temperatura corporal, contribuindo para um melhor desempenho.

Além disso, é necessário a preocupação com a ingestão de líquidos durante o exercício, uma vez que irá minimizar os efeitos da desidratação. Uma hidratação apropriada durante a atividade física de caráter recreativo ou competitivo pode garantir que o desempenho esperado do atleta seja atingido e que problemas de saúde sejam evitados.

 Após o exercício, a hidratação tem como objetivo corrigir quaisquer perdas líquidas.

Por isso, atualmente, reconhece-se à importância da hidratação antes, durante e apos a atividade física, para manutenção do equilíbrio hídrico e térmico do corpo, consequentemente melhorando o desempenho do atleta.

Este trabalho foi realizado pelas estagiárias de Nutrição do Centro Universitário São Camilo Tatiane Rosa Veras e Nathalia Ramalho de Souza, orientadas pela nutricionista da equipe Vanessa Reis e pela Professora Renata Furlan Viebig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário