quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2015



2015 foi um ano de muitas conquistas. Títulos, vitórias, dificuldades e muita aprendizagem.
Aprendemos muito, principalmente a trabalhar melhor, a valorizar mais cada dia de trabalho, a enfrentar a crise, aprendemos a vencer, a perder, a ajudar...
Com certeza, erramos também...alguns erros ainda estão sendo avaliados, outros já corrigimos, faz parte da vida!
Pela primeira vez na história do SESI-SP conquistamos um ouro no feminino. Grande conquista para o Polo Aquático feminino, mais uma equipe feminina no Brasil entra para a história. 
No masculino, foram diversas finais que chegamos, umas conquistamos e outras não...mas chegamos!
O adulto chegou em todas as finais de campeonato que participou. Troféu Brasil, Liga Nacional e Campeonato Paulista. É muito orgulho para todos nós.
Dessa equipe, surgiram novos atletas, novos guerreiros, e isso vale tanto quanto um título.
Novos profissionais estão surgindo, sejam técnicos ou membros da comissão técnica...mas o importante é que são profissionais do POLO AQUÁTICO.
Estamos crescendo, criamos a nossa Liga WP Teen, 6 unidades participarão de um campeonato de turno, returno e playoff, com 3 equipes cada. Podemos chegar a 270 participantes de um grande evento, durante todo o ano.
Além do grande sucesso que está sendo o WP Kids, que apesar da crise, conseguimos realizar com muita ajuda das unidades e dos "PAItrocinadores". Fizemos acontecer!
Novos atletas chegam, atletas vão...faz parte do ciclo da vida. Aos que chegam, sejam muito bem vindos e aos que se vão, muito boa sorte, a porta SEMPRE ESTARÁ aberta. 
E por último, pela primeira vez na história do SESI-SP no Polo Aquático, conquistamos o título de melhor clube do Brasil.
Parabéns a todos que fizeram desse ano de 2015, um ano de aprendizado maravilhoso e ajudaram a superar toda a crise que o nosso país está enfrentando e continuamos a nossa evolução. 
Agora temos 2016 pela frente para fazermos dele melhor, mais produtivo isso só depende de nós. 
Forte abraço 

André Avallone

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Campeonato Paulista ADULTO

O Campeonato Paulista ADULTO vai recomeçar!
Temos todo o 2º turno por diante.
A classificação geral do campeonato coloca o SESI-SP na 2ª posição, com apenas 1 derrota contra o Paulistano, vencemos todos os outros jogos.
A equipe voltou aos treinamentos, depois de uma semana de recuperação, devido a Liga Nacional.
Contamos com o apoio da nossa torcida!

Em jogo emocionante, Sesi-SP ganha prata na Liga Nacional de Polo Aquático

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp 



Em partida decidida apenas nos 15 segundos finais, o time masculino de polo aquático do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) conquistou o vice-campeonato da Liga Nacional 2015. Após passarem pelo Paulistano na semifinal (8-7), os comandados do técnico André Avallone chegaram para a final deste domingo (27/9) contra o Botafogo com o objetivo de garantir o bicampeonato na competição. Ficando atrás no placar por apenas um gol de diferença (10-11, com parciais de 2-4, 2-2, 4-3 e 2-2) a equipe da Vila Leopoldina não conseguiu segurar o ataque final dos cariocas, que conquistaram o primeiro título na competição.
Disputada chute a chute, a partida entre Sesi-SP e Botafogo contou com muitas emoções, dentro e fora da piscina. Empatados no placar na maioria do tempo, os atletas duelavam dentro da água em busca do resultado, com direito até à expulsão do goleiro Chagas, do Sesi-SP, dando lugar ao jovem Cirilo. Do lado de fora, os gritos das torcidas, o apoio ao goleiro paulista e o nervosismo dos técnicos foram mais um complemento para o jogo.
“Nesse formato de competição, eu não sei para quem é bom isso, porque você jogar esse número de jogos que fizemos, eu não consigo ver o benefício disso. Para essa final, era esse o jogo que a gente queria, chegar no fim e virar o placar. A gente sabia que o time do Botafogo viria forte, é uma seleção que foi feita para essas duas semanas. O último lance da partida foi muito duvidoso, mas não deu, paciência”, comentou Avallone ao final da partida.      
Os gols do Sesi-SP foram marcados por Tony Azevedo (5), Paulo Salemi (3), Rudá Franco e Gustavo Guimarães “Grummy”.
O capitão do Sesi-SP, Rudá Franco, ergue a taça de vice. Foto: Flávio Perez / Onboard Sports

O jogo
O primeiro quarto começou com a equipe do Sesi-SP chegando primeiro na bola e abrindo o placar com Paulo Salemi. Na sequência, foi a vez de Grummy e Rudá acertarem uma tabela, resultando no segundo gol da equipe. Mas o Botafogo não ficou atrás; após dois bons contra-ataques, o segundo com a equipe do Sesi-SP sem Grummy, expulso, os cariocas avançaram e igualaram o placar em 2 a 2. Atacando com mais velocidade e bloqueando o ataque do time da capital paulista, os cariocas viraram o marcador e terminaram a primeira parte jogo na frente, com 4 a 2.
Gustavo Guimarães “Grummy” começou o quarto seguinte marcando para o Sesi-SP e colocando a equipe na cola dos adversários. Em um contra-ataque rápido após um gol do Botafogo, Braga avançou e diminuiu a vantagem dos adversários para apenas um gol (4-5). Faltando menos de dois minutos para o fim do quarto, Grummy sofreu mais uma expulsão, após cometer a segunda falta pessoal, e a equipe do Sesi-SP voltou a ficar atrás por dois gols de vantagem do Botafogo (4-6).
O terceiro quarto começou melhor para a equipe da Vila Leopoldina, que com dois minutos de jogo chegou ao empate com gols de Pedro Borges e Braga (6-6). Na sequência, os times mantiveram a força e as jogadas rápidas. Em partida de muitos contra-ataques, a igualdade no placar era frequente (8-8). Em jogada polêmica, o goleiro Marcelo Chagas, do Sesi-SP, foi acusado de puxar a rede para baixo em ataque do Botafogo e acabou expulso, substituído pelo jovem Cirilo. O placar do terceiro quarto acabou em 8-9.
No quarto e último período, embalado pela torcida presente, que gritava o nome de Cirilo, o Sesi-SP acertou uma boa defesa e empatou o placar após gol de Braga (9-9). Com Botafogo mais uma vez na frente com um gol de vantagem, Grummy sofreu a falta na área de ataque, mas, na hora de converter o pênalti, o goleiro do time carioca foi melhor, impedindo o Sesi-SP de igualar mais uma vez o marcador (9-10). Faltando apenas 15 segundos para o fim da partida, Paulo Salemi fez uma defesa espetacular e avançou para a área de ataque, resultando no gol de empate de Tony Azevedo (10-10). Mas, quando parecia que a decisão seguiria para os acréscimos, o time do Botafogo cresceu e no último segundo do jogo marcou, somando o placar de 11 a 10.
Rumo ao Rio
Com o fim da Liga Nacional 2015, os jogadores selecionáveis do Brasil foram inseridos nas principais e fortes Ligas europeias visando a uma preparação mais apurada para os Jogos Rio 2016. Vão atuar na Itália Paulo Salemi e Gustavo Guimarães “Grummy”. Para a Croácia vai Bernardo Reis “Braga”. Rudá Franco atuará na Espanha.
Histórico da Liga Nacional de Polo Aquático Masculino

2008 - 1) Pinheiros / 2) Fluminense / 3) Flamengo / Artilheiro Beto Seabra, 51 gols, e goleiro menos vazado Marcelo Chagas, ambos do Fluminense. 

2009 – 1) Pinheiros / 2) Fluminense / 3) Botafogo / Artilheiro André "Quito" Raposo, 33 gols, e goleiro menos vazado, Thyê Matos, ambos do Fluminense. 

2010 – 1) Pinheiros / 2) Fluminense / 3) Paulistano / Artilheiro Gabriel Reis, 40 gols, e goleiro menos vazado, Thyê Matos, ambos do Fluminense. 

2011 – 1) Fluminense / 2) Pinheiros / 3) Sesi-SP / Artilheiro Grummy, do Sesi, 50 gols, e goleiro menos vazado, Marcelo Chagas, do Fluminense.

2012 – 1) Fluminense / 2) Pinheiros / 3) Sesi-SP / Artilheiro Marcelo Franco, do Pinheiros, 36 gols, e goleiro menos vazado, Marcelo Chagas, do Fluminense. 

2013 - 1) Fluminense / 2) Sesi-SP / 3) Pinheiros / Artilheiros Felipe Perrone, do Fluminense, e Marcelo Franco, do Pinheiros, empatados com 49 gols, e goleiro menos vazado, Marcelo Chagas, do Fluminense. 

2014 - 1) Sesi-SP / 2) Pinheiros / 3) Paulistano / Artilheiro Gustavo Coutinho, do Paulistano, 59 gols, e goleiro menos vazado, Slobodan Soro, do Fluminense.  

2015 - 1) Botafogo  / 2) Sesi-SP /  3) Pinheiros / Artilheiro Gustavo Coutinho, do Paulistano, com 40 gols, e goleiro menos vazado, Slobodan Soro, do Botafogo.


quarta-feira, 16 de setembro de 2015

2º Jogo da Liga Nacional


Depois da vitória contra o Paineiras do Morumby por 10 a 4, agora será o Paulistano.
O Paulistano vem de uma derrota contra a forte equipe do Pinheiros por 12 a 9.
Formado por jogadores experientes, o Paulistano se preparou muito bem para essa competição.
Seus principais jogadores são: Guzinho, Gabriel e Thye.
"Fizemos um bom jogo contra o Paineiras. Agora é pensar no próximo passo, o Paulistano. Paulistano é uma equipe forte, que luta muito. Será um jogo muito dificil!" afirmou o técnico André Avallone.
O jogo será no Mourisco as 20:15, dia 17 de setembro.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

SUPER LIGA NACIONAL 2015



Vai começar a Super Liga Nacional 2015.
Nosso 1º desafio será o Paineiras do Morumby. Uma equipe jovem, que vem surpreendendo bastante as equipes mais experientes.
Conseguiu a classificação para a Super Liga Nacional, conquistando a 4ª colocação no Troféu Brasil, acima do Paulistano e Botafogo.
Com jogadores da base da Seleção Brasileira junior, o Paineiras fará jogo duro contra a nossa equipe.
O SESI-SP, vem de treinando muito forte para essa Liga e luta pelo Bi campeonato.
"Estamos muito bem fisicamente. A equipe está preparada para o inicio da Liga!" disse o capitão, Rudá Franco.
Já o técnico, André Avallone, acredita que a equipe crescerá ainda mais com o decorrer dos jogos.
"Cada jogo evoluíremos mais. Nossa equipe está muito bem entrosada e por isso, esse 1º turno será nosso momento de aproveitar e somar pontos, assim garantimos a classificação para as semi finais."


segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Recomeçam os jogos!


Depois de 1 mês e meio de período sem jogos, as piscinas retornam com seu agito.
O último jogo da equipe adulta do SESI-SP foi na final da Copa SESI dia 21 de junho. Depois disso, tiveram descanso de uma semana e retornaram aos fortes treinos de início de temporada.
Nessa semana, a equipe adulta do SESI fará seu primeiro amistoso contra o Paulistano na 5ª feira e no sábado contra a Seleção Brasileira Junior, que se prepara para o mundial no Cazaquistão.
Esses jogos fazem parte da preparação para a Liga Nacional, que será realizado no mês de setembro.
"Aproveitamos esse período sem jogos para fazer um bom trabalho físico de base. Nosso preparador físico (Renan Rossin) pode trabalhar bem com os atletas. Essa semana daremos inicio ao trabalho tático. Semana que vem, nossos atletas Grummy, Paulo, Braga e Tony retornam ao grupo e seguiremos nossa preparação." disse o técnico André Avallone.
A Liga Nacional esse ano será num formato diferente dos anos anteriores, devido a preparação da Seleção Brasileira para as Olimpíadas do Rio.
"Será uma Liga muito curta. Serão apenas dois finais de semana. Os jogos serão muito intensos e todas as outras equipes estão se reforçando. Vamos trabalhar bastante para manter o título aqui dentro! Confio bastante em nossa equipe."

.

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Com três atletas do Sesi-SP, time de polo aquático do Brasil fica com a prata no Pan

Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp


Após partida disputada e bem equilibrada na noite desta quarta-feira (15/7), Gustavo “Grummy”, Paulo Salemi e Bernardo Reis “Braga”, atletas de polo aquático do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e da seleção brasileira, ficaram com a medalha de prata ao enfrentarem a seleção dos Estados Unidos e perder por apenas dois gols de diferença.
Tony Azevedo, também atleta da indústria, comandou a seleção americana e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Com o placar de 11 a 9 (EUA 1-0 BRA, 6-5, 3-3 e 1-1) para os americanos, os brasileiros encerram a sua participação no Pan com uma marca melhor do que a de Guadalajara-2011, quando terminaram a competição em terceiro lugar.
No histórico da modalidade, o Brasil conquistou a única medalha de ouro há 52 anos, nos Jogos Pan-Americanos de 1963, disputado em São Paulo. Na ocasião, a equipe adversária também era os Estados Unidos. Com a conquista deste ano, a equipe igualou sua última melhor participação, quando terminou com a prata na edição de 2007, realizada no Rio de Janeiro.
Na disputa da medalha de bronze em Toronto, a vitória do Canadá sobre a Argentina por 16 a 8 garantiu o pódio para o time da casa.
O jogoA briga pelo ouro começou com os Estados Unidos fechando a defesa e atacando forte. Sem cometer muitas faltas, os americanos neutralizaram o ataque brasileiro e saíram na frente nos primeiros segundos de jogo.
No segundo quarto, as defesas brasileiras deram algumas aberturas e os norte-americanos avançaram mais no placar, abrindo sempre dois gols de vantagem. O Brasil chegou a encostar, mas não conseguiu igualar o marcador.
Com gols de Bernardo Gomes (2), Ádria, Paulo Salemi e Felipe Perrone, o segundo quarto acabou com 6 gols dos EUA e 5 do Brasil, totalizando 7 a 5 para os Estados Unidos. O terceiro e quarto período seguiram disputado e a seleção brasileira demonstrou que estava na briga. Mas, com a forte marcação, a todo momento o juiz expulsava um jogador, e nesse momento os Estados Unidos cresceram na partida e ampliaram o placar, que terminou com 11 a 9 para os norte-americanos.
ResultadosDia 7/07
Brasil 11-9 Canadá
Dia 8/07
Venezuela 2-22 Brasil
Dia 9/07
Brasil 22-9 México
Dia 13/7
Semifinal: Brasil 15-9 Argentina
Dia 15/07
Final: EUA 11-9 Brasil

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ribeirão Preto receberá Copa Brasil Junior de Polo Aquático

Maísa Souza, Polo Aquático News - Julho de 2015

André Cauchick na piscina da Cava do Bosque


A Região de Ribeirão Preto é uma das mais ricas do Estado de São Paulo. Eleita a Capital Nacional do Agronegócio, a cidade é referência regional nas áreas comerciais e de prestação de serviços. 
É também reconhecida como um dos principais centros de pesquisas na área de Saúde do país e um dos maiores centros universitários do interior do Brasil, com 7 universidades. 
Ribeirão conta com cerca de 550 mil habitantes  e lançou no cenário Nacional grandes atletas, como Sidnei Avelino dos Santos (Atletismo), Hélio de Castro Neves (Automobilismo), Piter (Futebol), o Sócrates Brasileiro Sampaio Souza Vieira de Oliveira (Futebol), José Araújo (precursor do Basquete sobre Rodas), Laís de Souza (Ginástica Olímpica), Nelson Antônio de Castro (precursor da Ginástica Olímpica) e muitos outros grandes nomes.  
Júlia Cardoso na Seleção Brasileira
No último ano,  Ribeirão Preto vem se destacando com uma nova modalidade, o Polo Aquático. Através do SESI-SP, responsável pela implantação   da modalidade na cidade com o Programa SESI-SP Atleta do Futuro, a prática logo caiu nas graças da população. 
A cidade de clima quente, também conhecida carinhosamente como “Califórnia Brasileira”, conta com mais de 150 crianças praticantes e 4 atletas representado a Seleção Brasileira de Polo Aquático. No masculino os jovens Vinícius Pessim (16),   Marcos Paulo (17) e  André Cauchik (17), enquanto que no feminino, Ribeirão esta muito bem representado pela aleta Julia Souza (16). 
A Ribeirão-pretana Julia conta que  é um sonho estar na Seleção “quando comecei no Polo, não tinha a pretensão de chegar à Seleção, nada desse tipo. 
Fazia a modalidade pelo esporte mesmo, pela saúde, para conhecer gente nova e manter o corpo em atividade. Estou muito feliz por fazer parte do grupo, é um sonho. 
Quero dar sequencia ao trabalho e, se Deus quiser, conquistar mais títulos, tanto pela Seleção quanto pelo SESI”. 
Neste ano, os quatro tiveram a honra de subir ao pódio para receber o título de “Campeão Sul-americano”, em suas respectivas categorias.


 

Entrevista: História de um Campeão

Maísa Souza, Polo Aquático News - Julho de 2015
RUDÁ FRANCO

Com 1.85 de altura, o Bauruense  de 29 anos Rudá Franco vem trilhando uma carreira de sucesso no Polo Aquático. Integrante da Equipe do SESI-SP, ele nos conta um pouco de sua história de campeão.
Comecei no Polo Aquático com 13 anos, em Jundiaí no Clube Jundiaiense. Tive o incentivo muito grande do meu Pai, meu irmão mais velho e do meu Tio, todos praticantes de Polo Aquático. Com 22 anos deixei o Brasil para jogar na Espanha, onde defendi por duas temporadas o Club Deportivo Waterpolo Turia. Foi uma experiência fantástica jogar fora, o divisor de águas na minha carreira de atleta. Tive a oportunidade de ser atleta profissional de Polo Aquático, jogar uma liga de 8 meses, muito disputada, que no Brasil na época era impossível. Nesses dois anos fora tive uma evolução muito grande como atleta e como pessoa. Quando voltei para o Brasil em 2010, joguei uma temporada pelo Club Athletico Paulistano onde conquistei Títulos importantes, em 2011 fui contratado pelo SESI-SP onde estou ate hoje.
WP: Com quantos anos você foi convocado para a Seleção?
Minha primeira convocação foi aos 17 anos, em 2004, quando defendi o Brasil no Pan-americano Junior. Em 2005 joguei o Sul-americano e o Mundial Junior, em 2006 fui convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira adulta.
WP: Como é a rotina de treino de um atleta de Seleção?

A rotina de treinos da Seleção é pesada, chegamos a treinar de 6 a 8 horas por dia, treinos intensos e desgastantes. Na maioria das vezes viajamos para um período de treinamento fora do Brasil  antes das competições importantes. Normalmente fazemos essas viagens fora do período de jogos dos Clubes, como esse ano temos muitas competições importantes com a Seleção, acabamos treinando mais com a seleção do que com os clubes, mas estamos presentes em todos os jogos do SESI-SP na temporada. 
WP: Você passou por algum momento difícil em sua carreira?
Quando fui para Espanha a primeira vez, nunca tinha treinado tanto. Na pré-temporada do meu clube, passávamos 8 horas treinando, eram mais de 10 mil metros de natação todos os dias, musculação, corrida e coletivo. Foi uma fase muito difícil, minha sorte é que sempre tive apoio da minha família e dos meus amigos.
 WP: Em algum momento pensou em deixar o Polo?
Nessa primeira pré-temporada na Espanha e no meu primeiro corte da seleção Brasileira Adulta em 2006, passou pela minha cabeça desistir. Acho que faz parte da vida do atleta repensar quando coisas não saem como planejado ou quando ainda não esta adaptado a situação, no final das contas sai mais forte e superei esses dois momentos difíceis. 
 WP: Você planeja uma carreira paralela ao Polo Aquático?
Me formo em Administração esse ano e como amo o Polo Aquático, pretendo estar envolvido com esporte mesmo depois de me aposentar como atleta.
WP: Muitas crianças e jovens atletas se espelham em você. Em quem você se espelhou e tem como ídolo nos dias de hoje?
Eu tenho muitos Ídolos no esporte e na vida. Se eu tivesse que citar um, seria o Ayrton Senna, era um gênio pilotando, mas isso não era tudo, ele era um exemplo de pessoa do bem, patriota como poucos atletas brasileiros hoje em dia. 
WP: Você sabe quantos gols fez representando o Brasil?
Em competições oficiais 64 gols.
WP: Qual título conquistado você considera o mais importante?
O titulo mais importante da minha carreira, foi sem duvida oda Super Liga Nacional 2014 com o SESI-SP, por diversos motivos, um deles foi eu ter conseguido voltar para as finais após uma cirurgia no ombro direito, tinha como previsão de voltar a jogar 6 a 8 meses, graças ao excelente trabalho de toda comissão técnica, em especial da Marli (Fisioterapeuta), pude voltar em 4 meses e ajudar meus companheiros a lutar pela vitória. Outro motivo foi jogar em casa com  a presença da nossa torcida que não parou de nos incentivar, sendo o nosso 14º jogador. 
WP: Qual o seu maior sonho como atleta?
Meu maior sonho é jogar os Jogos Olímpicos, sonho também em ver o Polo Aquático ser praticado e valorizado em todo Brasil, que todas as crianças e jovens tenham acesso a praticar e prestigiar o nosso esporte. 
WP: O que você costuma fazer no tempo livre?
Ultimamente esta difícil descansar ou distrair, entre os treinos, viagens e faculdade não sobra muito tempo. Um dos meus passatempos é ler, leio muitos livros esportivos, me ajudam no meu desenvolvimento como atleta e como pessoa.
WP: O que você aconselharia para os atletas que sonham jogar em um grande clube e chegar a Seleção?
Não existe segredo do sucesso. Todos que sonham em  chegar a um grande clube ou a Seleção, devem se dedicar de verdade e lutar diariamente contra si mesmo. Não existe sucesso sem treino. Se a dedicação e o empenho forem grandes, com certeza um dia você realizara seus sonhos. 

  

Polo Aquático e a “Califórnia Brasileira”

Maísa  Souza, Polo Aquático News, Julho de 2015

Foto: Nivaldo Oliveira

Ribeirão Preto, calor de 40 graus e uma paixão: bola e gol.  A “Califórnia Brasileira” apresentou-se com o perfil ideal, sendo uma das três cidades que o SESI-SP oportunizou a implantação do “Projeto Piloto” Polo Aquático, em 2007. 
Ao mesmo tempo, a unidade Vila Leopoldina realizou o lançamento do Projeto Esporte de Rendimento e após 8 anos de desenvolvimento, a unidade de Ribeirão Preto apresenta-se como referência na formação de novos atletas. 
De 2007 a 2015, muitas mudanças e ajustes aconteceram, entre elas, a contratação do Professor Marcelo Ferreira em 2008. Profissional da área de Natação, Marcelo cresceu junto com a modalidade. 
Desde então, ouve a expansão das turmas, a qualificação do serviço e atendimento e muitos títulos. Campeão Brasileiro, Campeão da Taça Brasil, Campeão Paulista, Campeão da Copa São Paulo, entre outros, nas mais diversas categorias. Fizeram parte desta história, grandes eventos com a participação de mais de 300 alunos, como a primeira Liga Polista em 2009. 
A modalidade crescia e se tornava referência no Estado. Em 2011 foi implantado a Equipe de Rendimento Esportivo e cada vez mais recebia-se o reconhecimento dos times e clubes tradicionais. Mais títulos vieram. Campeões, Vice-campeões e repetidas vezes concluía-se a excelência do trabalho e comprometimento da Equipe. 
Em2013 a aproximação com Equipe Adulta do SESI-SP auxiliou no desenvolvimento, amadurecimento dos atletas e no mesmo ano, três destaques foram convidados a realizar treinamentos com a Seleção Brasileira.  
Pré-temporadas aconteceram, jogadores convidados a integrar a Equipe Adulta do SESI em SP e hoje, 2015, o SESI-SP Ribeirão Preto orgulha-se em ver os pequenos que iniciaram em 2007, sendo brilhantes em Campeonatos pelo SESI e pela Seleção Brasileira.  
A modalidade continua se desenvolvendo na cidade, com a ampliação do atendimento através de Parceria com a Prefeitura do Município e apoio das Indústrias Paulistas. 
Em breve, Ribeirão terá duas unidades com aulas da modalidade, o centro esportivo da Prefeitura que atualmente as aulas acontecem e no Centro de Atividades do SESI, após a conclusão da reforma das piscinas. 
Com certeza, mais atletas farão parte desta historia. Ribeirão Preto, calor de 40 graus e uma paixão: o Polo Aquático.



WP Kids: uma iniciativa que deu certo

Maísa de Souza. Polo Aquático News - Julho de 2015

foto: Nivaldo Oliveira

WP Kids 12 é um evento inovador no Polo Aquático Brasileiro, realizado pelo SESI-SP. 
 Eventos como este já existem em muitos países onde o Polo Aquático tem tradição, como Itália (Habawaba), Espanha (Christmans Turbo Goal), Croácia, Sérvia e Austrália.
Com o objetivo de fazer as crianças se divertirem e competirem, são criadas ações lúdicas durante o evento. Regras adaptadas, bola menor, campo menor, brinquedos, brincadeiras, músicas, amigos clínicas, ídolos e muita diversão. 
Foto: Nivaldo Oliveira
O SESI-SP promoveu duas edições do evento em 2014,  Etapa São Paulo em junho e Etapa Ribeirão Preto em novembro.  
Neste ultimo mês, novamente o SESI-SP reuniu 180 crianças para um final de semana  agitado na capital paulista. A 4ª edição esta por vir e será realizada  em novembro na cidade de Ribeirão Preto.  O evento reuni equipes de diversas unidades do SESI do estado de São Paulo, e conta com equipes convidadas, como Hebraica e Associação Jundiaiense. 
Para o idealizador do projeto,  Técnico André Avallone, esta é a oportunidade ideal para motivar os alunos e disseminar o esporte “espero aprimorar cada vez os termos de organização e aumentar o número de atletas e equipes. Gostaria que esse evento atingisse todo o Brasil, e quem sabe, ter convidados de outros países”.
  

sábado, 4 de julho de 2015

Com 3 jogadores do Sesi-SP, Brasil conquista inédita medalha de bronze no polo aquático



Atletas do Sesi-SP que disputaram o bronze na Liga Mundial de Polo Aquático
29/06/2015

Seleção vence EUA, do capitão Tony Azevedo, também do Sesi-SP, na disputa de pênaltis da Liga Mundial
Lucas Dantas, Agência Indusnet Fiesp
Com três atletas do Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP), a seleção brasileira de polo aquático conquistou neste fim de semana a inédita medalha de bronze na 14ª Super Final da Liga Mundial, em Bergamo, Itália. Com Gustavo “Grummy” Guimarães, Paulo Salemi e Bernardo Reis no time, o Brasil venceu os Estados Unidos após um inacreditável empate em 10 a 10 no tempo normal e mais 32 pênaltis batidos, totalizando 24 a 23 no final. Craque da equipe norte-americana – e também atleta do Sesi-SP – Tony Azevedo perdeu o pênalti decisivo depois de bater outros três na disputa, com perfeição, e ainda marcar mais quatro gols no jogo, terminando como artilheiro. Na decisão, a Sérvia venceu a Croácia por 9 a 6 e conquistou vaga direta para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O Brasil perdeu as duas primeiras parciais da partida (1 x 3; 1 x 3), mas com calma e a participação decisiva de Bernardo Gomes, que também marcou quatro vezes e dividiu a artilharia com Tony, a seleção empatou a sete segundos do fim, quando a vitória dos EUA era praticamente certa. Nos pênaltis, os times se alternavam em acertos e erros, mantendo o empate no placar. Nas cobranças alternadas, nas quais quem errasse perderia o jogo, Grummy marcou três vezes até o capitão dos EUA, Tony Azevedo, desperdiçar o pênalti. Jonas cobrou para o Brasil e sacramentou a vitória.

Atletas do Sesi-SP que disputaram o bronze na Liga Mundial de Polo Aquático

O próximo objetivo da seleção brasileira é o Pan-Americano de Toronto (Canadá), que o time vai disputar com grande possibilidade de conquistar o ouro, que não vem desde 1963. Gustavo Grummy, Bernardo Reis e Paulo Salemi já estão convocados.
Seleção Brasileira (em negrito os atletas do Sesi-SP)
1 – Vinícius Antonelli / 2 – Jonas Crivella / 3 – Guilherme Gomes / 4 – Ives Alonso / 5 – Paulo Salemi / 6 – Bernardo Gomes / 7 – Adrian Delgado / 8 – Felipe Silva / 9 – Bernardo Reis Rocha  / 10 – Felipe Perrone (capitão) / 11 – Gustavo “Grummy” Guimarães / 12 – Josip Vrlic / 13 – Thyê Matos Bezerra. Técnico: Ratko Rudic / Auxiliares-Técnico: Eduardo Abla, Ângelo Coelho e João  Brandão / Vídeo-análise: João Brandão / Preparador Físico: William Morales.
Obs: O Brasil viajou com um 14º jogador, Rudá Franco.
Estados Unidos
8- Tony Azevedo 
Resultados
Dia 23/6 - 3ª feiraGrupo A = Brasil 17 x 10 Croácia / Hungria 18 x 8 China
Grupo B = Sérvia 13 x 7 EUA / Austrália 5 x 7 Itália
Dia 24/6 – 4ª feiraGrupo A = Brasil 15 x 7 China / Croácia 15 x 12 Hungria
Grupo B = Austrália 10 x 9 EUA / Sérvia 15 x 11 Itália
Dia 25/6 – 5ª feiraGrupo A = Brasil 3 x 16  Hungria / Croácia 14 x 4 China
Grupo B = Sérvia 12 x 8 Austrália / Itália 13 x 10 EUA
Dia 26/6 – 6ª feiraQuartas-de-final = Brasil 9 x 8 Austrália / Hungria 7 x 8 EUA / Itália 12 x 14 Croácia / Sérvia 25 x 10 China
Dia 27/6 – sábadoDisputa do 5º ao 8º lugar = Austrália 13 x 3 China / Itália 5 x 10 Hungria
Semifinais = Brasil 9 x 13 Sérvia / EUA 6 x 11 Croácia
Dia 28/6 – domingoDisputa do 7º lugar – Itália 16 x 9 China
Disputa do 5º lugar – Hungria 6 x 9 Austrália
Disputa do bronze – Brasil 24 x 23 EUA (10 x 10 no tempo normal e 14 x 13 nos pênaltis)
Final – Sérvia 9 x 6 Croácia

terça-feira, 16 de junho de 2015

Fim de semana agitado na Vila Leopoldina


Teremos um fim de semana muito agitado na piscina do SESI da Vila Leopoldina.
Nos dias 20 e 21 de junho, o WP Kids terá mais de 180 crianças disputando e brincando com um novo formato de Polo aquático.
Jogos simultâneos, campos reduzidos, bolas menores, regras adaptadas e muitas brincadeiras.
"Queremos que as crianças se apaixonem pelo Polo Aquático. Estamos criando um ambiente muito agradável." disse André Avallone, técnico responsável pelo Polo Aquático no SESI.
Essa será a 3ª edição do WP kids. "As crianças estão esperando há muito tempo essa grande festa!"
Para dar ainda mais emoção ao WP Kids, também está sendo organizado a 2ª Copa SESI.
A Copa SESI vem para a 2ª edição. O principal objetivo desse evento é movimentar os jogadores que não estão na seleção brasileira, pois nesse período da temporada não há jogos.
Juntando tudo, com todos juntos e misturados...VAMOS APROVEITAR O NOSSO ESPORTE E FAZER DELE, UM ESTILO DE VIDA, COM MUITA SAÚDE E DISPOSIÇÃO!!
Estão todos convidados!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Polo Aquático: Sesi-SP perde para o Pinheiros na final do Troféu Brasil 2015

http://www.sesisp.org.br/noticias/polo-aquatico-sesi-sp-perde-para-o-pinheiros-na-final-do-trofeu-brasil-2015
Amanda Demétrio, Agência Indusnet Fiesp
Fotos: Ayrton Vignola / Fiesp
Gustavo Grummy       

Apenas um GOL. Essa foi a diferença entre o campeão e vice do Troféu Brasil 2015. Na tarde deste domingo (12/04), a equipe de polo aquático do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) entrou na piscina da Vila Leopoldina e ficou com a segunda colocação após perder para o Esporte Clube Pinheiros por seis a cinco (3/0, 1/3, 1/2 e 1/0) em jogo difícil.
Paulo Salemi
O time da Vila começou forte e abriu três pontos de vantagem, Chagas se destacou nas defesas. Com muitas expulsões e um pênalti para o Pinheiros, o segundo quarto foi melhor para os adversários, que encostaram no placar. 
O terceiro quarto seguiu apertado. Grummy conseguiu acertar um bom chute à gol, mas o Pinheiros apertou e não só encostou, como empatou o jogo. 
O último quarto começou com o placar empatado e com as duas equipes marcando forte para fazer um gol e sagrar-se campeão. Faltando apenas dois minutos para o fim do quarto, o Pinheiros conseguiu passar pela forte marcação do Sesi-SP e marcou o gol da vitória.
“Jogo entre Sesi-SP e Pinheiros é sempre uma partida que qualquer time pode GANHAR. Os dois são muito fortes e contam com jogadores de muita qualidade. Hoje eu acho que nós jogamos muito bem, tomar apenas seis GOLS quando o adversário tem dois grandes centros e atacantes fortes é muito bom”, comentou o técnico André Avallone ao final da partida.
Marcelo Chagas, recebendo o prêmio de melhor defesa
Avallone ressaltou ainda a boa desenvoltura de Chagas, que recebeu o troféu de goleiro menos vazado da competição.

“O Chagas foi sensacional, é um goleiro exemplar, disciplinado e muito profissional”, finalizou.
O Flamengo, derrotado pelo Sesi-SP na véspera, ficou em terceiro lugar no Troféu Brasil após vencer o Paineiras por nove a sete.
 O jogoNo primeiro quarto, o Sesi-SP abriu o placar, marcou um gol de pênalti e saiu na vantagem, enquanto Chagas defendeu três bons chutes da equipe do Pinheiros.
O segundo quarto seguiu muito disputado. Mantendo uma marcação forte, o time da Vila acabou cometendo pênalti no jogador do Pinheiros, que encostou no placar. Na sequência, uma bela tabela entre Grummy e Rudá resultou no gol do capitão número 10, recuperando a vantagem de dois gols no marcador.
O terceiro quarto começou melhor para o Pinheiros, que logo no início empatou o placar. Mas Grummy, em um chute pela lateral, colocou o Sesi-SP na frente mais uma vez. Mesmo com Chagas tomando conta do gol, a defesa não conseguiu segurar a força de Adrian e mais uma vez os adversários deixaram tudo igual.
O último quarto foi o mais acirrado de todos, com o placar em cinco gols para cada lado, os dois times apertaram a marcação para a decidirem sem precisar ir para os pênaltis. Mas o Pinheiros furou a marcação do time da Vila, chutou a gol e passou na frente encerrando o jogo com a vitória.
Gustavo “Grummy” foi o autor de dois dos cinco gols marcados pela equipe do Sesi-SP, sendo um de pênalti. Herman, Tony Azevedo e Rudá foram os autores dos outros gols.
Classificação1o Pinheiros
2o Sesi-SP
3o Flamengo
4o Paineiras 
5o Paulistano
6o Botafogo
7o ABDA
8o Fluminense.
Resultados
9 de abril – quinta-feira
Pinheiros 21 x 9 ABDA 
Sesi-SP 11 x 2 Paineiras

Pinheiros 13 x 5 Fluminense
ABDA 7 x 20 Flamengo
Paineiras 8 x 6 Paulistano
Sesi-SP 15 x 7 Botafogo. 
10 de abril - sexta-feiraABDA 9 x 15 Fluminense
Pinheiros 16 x 7 Flamengo
Botafogo 9 x 11 Paulistano
Flamengo 17 x 11 Fluminense
Paineiras x Botafogo
Sesi-SP 11 x 8 Paulistano
11 de abril - sábado(3º A) Paulistano 19 x 9 ABDA (4º B)
(3º B) Fluminense 12 x 17 Botafogo (4º A)
Semifinal = (1º B) Pinheiros 14 x 9 Paineiras (2º A) 
(1º A) Sesi-SP 17 x 7 Flamengo (2º B)
12 de abril – domingoDisputa do 7º lugar
ABDA 11 x 9 Fluminense
Disputa do 5º lugar
Paulistano 9 x 6 Botafogo
Disputa do bronze
Paineiras 7 x 9 Flamengo
Decisão: Pinheiros 6 x 5 Sesi-SP