Maísa Souza, Polo Aquático News - Julho de 2015
RUDÁ FRANCO
Com 1.85 de altura, o Bauruense de 29 anos Rudá Franco vem trilhando uma carreira de sucesso no Polo Aquático. Integrante da Equipe do SESI-SP, ele nos conta um pouco de sua história de campeão.
Comecei no Polo Aquático com 13 anos, em Jundiaí no Clube Jundiaiense. Tive o incentivo muito grande do meu Pai, meu irmão mais velho e do meu Tio, todos praticantes de Polo Aquático. Com 22 anos deixei o Brasil para jogar na Espanha, onde defendi por duas temporadas o Club Deportivo Waterpolo Turia. Foi uma experiência fantástica jogar fora, o divisor de águas na minha carreira de atleta. Tive a oportunidade de ser atleta profissional de Polo Aquático, jogar uma liga de 8 meses, muito disputada, que no Brasil na época era impossível. Nesses dois anos fora tive uma evolução muito grande como atleta e como pessoa. Quando voltei para o Brasil em 2010, joguei uma temporada pelo Club Athletico Paulistano onde conquistei Títulos importantes, em 2011 fui contratado pelo SESI-SP onde estou ate hoje.
WP: Com quantos anos você foi convocado para a Seleção?
Minha primeira convocação foi aos 17 anos, em 2004, quando defendi o Brasil no Pan-americano Junior. Em 2005 joguei o Sul-americano e o Mundial Junior, em 2006 fui convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira adulta.
WP: Como é a rotina de treino de um atleta de Seleção?
A rotina de treinos da Seleção é pesada, chegamos a treinar de 6 a 8 horas por dia, treinos intensos e desgastantes. Na maioria das vezes viajamos para um período de treinamento fora do Brasil antes das competições importantes. Normalmente fazemos essas viagens fora do período de jogos dos Clubes, como esse ano temos muitas competições importantes com a Seleção, acabamos treinando mais com a seleção do que com os clubes, mas estamos presentes em todos os jogos do SESI-SP na temporada.
WP: Você passou por algum momento difícil em sua carreira?
Quando fui para Espanha a primeira vez, nunca tinha treinado tanto. Na pré-temporada do meu clube, passávamos 8 horas treinando, eram mais de 10 mil metros de natação todos os dias, musculação, corrida e coletivo. Foi uma fase muito difícil, minha sorte é que sempre tive apoio da minha família e dos meus amigos.
WP: Em algum momento pensou em deixar o Polo?
Nessa primeira pré-temporada na Espanha e no meu primeiro corte da seleção Brasileira Adulta em 2006, passou pela minha cabeça desistir. Acho que faz parte da vida do atleta repensar quando coisas não saem como planejado ou quando ainda não esta adaptado a situação, no final das contas sai mais forte e superei esses dois momentos difíceis.
WP: Você planeja uma carreira paralela ao Polo Aquático?
Me formo em Administração esse ano e como amo o Polo Aquático, pretendo estar envolvido com esporte mesmo depois de me aposentar como atleta.
WP: Muitas crianças e jovens atletas se espelham em você. Em quem você se espelhou e tem como ídolo nos dias de hoje?
Eu tenho muitos Ídolos no esporte e na vida. Se eu tivesse que citar um, seria o Ayrton Senna, era um gênio pilotando, mas isso não era tudo, ele era um exemplo de pessoa do bem, patriota como poucos atletas brasileiros hoje em dia.
WP: Você sabe quantos gols fez representando o Brasil?
Em competições oficiais 64 gols.
WP: Qual título conquistado você considera o mais importante?
O titulo mais importante da minha carreira, foi sem duvida oda Super Liga Nacional 2014 com o SESI-SP, por diversos motivos, um deles foi eu ter conseguido voltar para as finais após uma cirurgia no ombro direito, tinha como previsão de voltar a jogar 6 a 8 meses, graças ao excelente trabalho de toda comissão técnica, em especial da Marli (Fisioterapeuta), pude voltar em 4 meses e ajudar meus companheiros a lutar pela vitória. Outro motivo foi jogar em casa com a presença da nossa torcida que não parou de nos incentivar, sendo o nosso 14º jogador.
WP: Qual o seu maior sonho como atleta?
Meu maior sonho é jogar os Jogos Olímpicos, sonho também em ver o Polo Aquático ser praticado e valorizado em todo Brasil, que todas as crianças e jovens tenham acesso a praticar e prestigiar o nosso esporte.
WP: O que você costuma fazer no tempo livre?
Ultimamente esta difícil descansar ou distrair, entre os treinos, viagens e faculdade não sobra muito tempo. Um dos meus passatempos é ler, leio muitos livros esportivos, me ajudam no meu desenvolvimento como atleta e como pessoa.
WP: O que você aconselharia para os atletas que sonham jogar em um grande clube e chegar a Seleção?
Não existe segredo do sucesso. Todos que sonham em chegar a um grande clube ou a Seleção, devem se dedicar de verdade e lutar diariamente contra si mesmo. Não existe sucesso sem treino. Se a dedicação e o empenho forem grandes, com certeza um dia você realizara seus sonhos.