domingo, 13 de outubro de 2013

Balanço Geral do Polo Aquático no SESI-SP 2013


Com fins de semana agitados, quero dizer...bem agitados! Vamos conquistando títulos, boas colocações e bons resultados.
O que são bons resultados?
 Considero bons resultados, vários aspectos:

1. Formação de novos profissionais
São os principais veículos de informações aos nossos atletas. É através dos técnicos que conseguiremos aumentar o número de atletas, melhorar a qualidade e conseguir desenvolver nosso esporte.
Temos a maioria dos nossos técnicos com formação dentro do Sesi-SP. Quem trabalha com Polo Aquático sabe a dificuldade em entender nosso esporte, preparar e se reciclar.
Temos o técnico responsável pelo sub 17, Adriano Silva que teve a oportunidade de fazer um estágio na Hebraica, fora ele, todos os técnicos foram formados na casa.
Nessa formação, tentamos passar as ferramentas para o desenvolvimento. Os fundamentos básicos do polo aquático.
A técnica padronizada do passe, do chute, do deslocamento de nado, de perna e etc. Todos os movimentos são padronizados.
Chamamos de matéria prima. através dessa matéria prima, direcionamos como utiliza-la. Em que nível de dificuldade? com defesa, sem defesa, com carga, com situações reais de jogo ou não...
Tentamos sempre atualizar esses profissionais, através de reuniões, encontros na borda da piscina, internet ou eles mesmos passam as informações que foram recebendo.
Pelo fato de termos técnicos espalhados por todo o Estado de São Paulo, pode parecer que dificulte o nosso trabalho. Mas não... eles sempre pensam em alguma saída e é possível continuarmos nosso desenvolvimento.
A vontade deles crescerem com o esporte é enorme e muitas vezes somos barrados por alguns fatores.
Outro fator importante que só o tempo vai ajudar, é a exepriência de jogo. Chamamos de quilometragem...São as experiências que eles vão adquirindo conforme o tempo. Jogo a jogo, muitas vezes podemos perder títulos, porém não nos preocupamos, pois acreditamos que isso também faz parte do processo.
O feminino é um exemplo de nossa estrutura. Temos atletas de diversos lugares: São Caetano, Ribeirão Preto e Vila Leopoldina. O mesmo acontece com a equipe 96 masculina. Esses técnicos acabam sendo administradores e o planejamento acaba sendo o trabalho mais importante da equipe. Cada momento que as equipes se encontram, são considerados sagrados!

2. Nossos atletas estão aprendendo

Nesse último fim de semana, nos jogos do sub 17 fiquei muito orgulhoso de nossos atletas.
Essa equipe não treinou junta. Temos a maioria de atletas nascidos em 97 e 98. A equipe 98, foi campeã brasileira mostrando muita diferença do 2º colocado. Técnicamente, táticamente e físicamente foram superiores aos outros times.
Isso me preocupava em partes nesse fim de semana. Equipes como Fluminense, Flamengo, Hebraica e Botafogo eram equipes que estavam alguns degraus a frente de nossa equipe. Nossa equipe de garotos estavam acostumados a vencer com facilidade e agora, iam "sofrer" para fazerem bons jogos.
A disciplina no Sesi é a máxima prioridade. E não foi problema! nossos atletas se comportaram perfeitamente, lutando até o final, respeitando os adversários, os árbitros e mostrando a raça do SESI-SP.
Táticamente estamos evoluindo todos juntos. Mas técnicamente, estamos mostrando o nosso trabalho. Jogadores estão surgindo e surpreendendo. Alguns técnicos me perguntaram de onde surgiram alguns jogadores...que nunca tinham visto. Pois bem...surgiram do SESI. Outro tema que escutei muito nos bastidores eram da altura de nossos atletas...pois bem, surgiram do Sesi também!

3. Títulos
Todas as categorias do SESI-SP conseguiram classificar-se entre os 4 primeiros do Brasil. No semestre passado, a categoria 96 se classificou em 5º lugar. Subimos um degrau mais...
Mas não foi só isso.
Tivemos no 1º semestre, o título brasileiro no sub 19. Invictos! Com jogadores da casa, que estão aparecendo com muita qualidade. Com Gustavo "Grummy" sendo um jogador diferenciado na categoria. Um dos melhores jogadores do Brasil.
No Troféu Brasil, adulto, também subimos uma classificação. Chegamos em 3º lugar. Com uma equipe jovem e brasileira. Com qualidade técnica e muita raça...a la SESI!! Rudá um líder dentro da água e fora, leva a equipe com muita disciplina, determinação, seriedade e PROFISSIONALISMO!!!
No sub 15, vencemos o Brasileiro com uma vantagem muito grande na final. 16 a 7. Formando uma "coluna vertebral" com muita qualidade. O mais interessante, respeitando um ESTILO DE JOGO.
Nesse ESTILO DE JOGO, lê-se: todas as categorias do SESI jogam iguais...
No sub 13, conseguimos o vice campeonato brasileiro. Excelente classificação! Desse time, já melhoramos muito e tenho certeza que os próximos resultados serão outros.
Infantil, conseguimos a 3ª colocação. Tivemos 3 equipes nesse festival, com atletas de vários lugares de SP. O mais incrível foi que a mesma equipe, um mês depois desse festival, participou de um torneio na Hebraica,  jogou contra o Pinheiros na final (atual campeão da categoria) e vencemos por 12 a 1.
O mais importante do nosso trabalho é que não temos como prioridade vencer um campeonato, temos como objetivo, melhorar cada vez mais a nossa qualidade de trabalho, técnicamente, físicamente, taticamente e psicológicamente. A vitória será consequência! Não temos uma equipe, não somos o retrato de um técnico, somos todos uma família, que luta por um ideal...crescer o Polo Aquático!
Estamos cada vez mais subindo nas colocações, fazendo mais técnicos, aumentando o número de atletas, melhorando a qualidade técnica...o que vamos dizer???
1 2 3 SESIIIII 1 2 3 SESIIII 1 2 3 SESI

André Avallone
Técnico responsável



Um comentário:

  1. Excelente Texto Professor Avallone! Parabéns pelo empenho e trabalho liderados por você e pelo Betão.. Isso sim é " Fazer a Diferença"!

    ResponderExcluir