sábado, 31 de agosto de 2013

Diário de bordo dia 31/08




Prezados Colegas, 

Apresento-lhes o nono dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

31/08- Toda a delegação se reuniu as 7h00 para o café da manhã no Hotel, para em seguida viajarmos 250 km até a cidade de Pécs no interior da Hungria.

A cidade de Pécs possui aproximadamente 150 mil habitantes e uma boa vocação esportiva, isto segundo o Sr. Átilla Vari, que é o responsável pelo esporte na cidade. Átilla Vari, que nos recebeu muito bem, foi também um excelente jogador de Polo Aquático, bicampeão Olímpico em 2000 ( Sidney) e 2004 (Atenas).

Em relação ao Polo Aquático, a cidade possui aproximadamente 300 praticantes entre crianças, jovens e adultos em uma única piscina Pública na cidade. No entanto, a modalidade mais praticada na cidade é o Basquetebol com 800 praticantes no total.

A estrutura do balneário é muito interessante, possui duas piscinas externas e uma coberta. A piscina coberta está estruturada com arquibancada para aproximadamente 600 pessoas, vestiários satisfatórios, local específico para filmagem de partidas e piscina de soltura. Como boa prática observamos um sistema de cabos colocados atrás das traves para divulgação do clube e parceiros.

Chegamos a Pécs as 11h00 e já pudemos acompanhar um jogo de alto nível na Taça de Polo Aquático da Hungria. Em seguida, realizamos nossa partida com a segunda equipe de Pécs.

O jogo  :  Pécs X  SESI-SP 

O jogo contra Pécs teve caráter oficial, com arbitragem credenciada ( já atuando com as novas regras), placar eletrônico e apresentação oficial das equipes. Esta partida foi mais um teste para a equipe do SESI-SP colocar em práticas tudo o que foi trabalhado para seu desenvolvimento técnico e tático. A equipe de Pécs jogou com seu segundo time, visto que o time principal realizou na partida preliminar seu primeiro jogo no Campeonato Nacional.

A partida foi equilibrada no primeiro período e terminou empatada em 2x2. A partir do segundo período o SESI-SP conseguiu impor seu jogo, com uma defesa extremamente forte e um ataque consciente que utilizava muito bem os trinta segundos para realizar o chute. O domínio da partida continuou nos períodos seguintes e terminou com o placar de PÉCS 07 x 16 SESI-SP.

O objetivo traçado por nosso técnico André Avallone e conquistado pela equipe neste jogo foi colocar em prática todos os fundamentos treinados durante este período na Hungria, principalmente em relação a consistência defensiva. 

Após o jogo fomos convidados pela equipe do Sr. Átila para almoçarmos juntos e pudemos conversar muito e trocar experiências com um dos técnicos da equipe de Pécs. Falamos sobre conceitos técnicos e estruturais da modalidade Polo Aquático no Brasil e na Hungria. Fomos convidados também a participar em abril de 2014 de um tradicional torneio SUB 14 de Polo Aquático que acontece anualmente na cidade de Pécs, este torneio reúne equipes do mundo inteiro. Ressalto que durante a visita em Pécs fomos muito bem recebidos por toda a equipe que valorizaram muito a passagem do SESI-SP pela cidade.

Após o almoço, a delegação retornou as 18h45 para o Hotel em Budapeste e ficaram livres quanto ao horário de jantar. Amanhã temos programação agendada no período da manhã ( academia no Hotel) e viagem a Eger para nossa última partida desta intertemporada.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP: 

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/ 

Um abraço a todos. 

Fabiano 





sexta-feira, 30 de agosto de 2013

11ª Entrevista da série Hungria


Diário de bordo



Prezados Colegas,

Apresento-lhes o oitavo dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

30/08- Os atletas do SESI-SP tiveram o café da manhã livre para dormir até mais tarde. Esta ação teve como objetivo realizar recuperação de nossos atletas, devido ao desgaste físico nesta Intertemporada. Pela manhã a comissão técnica realizou edição e estudo do vídeo do jogo treino do dia anterior.

Enquanto isso durante o período da manhã, realizei uma visita a Semmrlweis University - Faculdade de Educação Física e Ciências do Esporte em Budapeste. Uma Faculdade de mais de 80 anos de história com grande tradição na formação de técnicos esportivos, tanto que 100% dos técnicos Húngaros Campeões Olímpicos tiveram graduação nesta Faculdade.



Fui recebido pelo Dr. Tibor Kozla, Diretor Internacional da Faculdade, conversamos sobre a tradição dos esportes na Hungria e no Brasil, falei sobre o SESI-SP e suas atuações, enquanto ele me falou sobre a tradição e a importância científica da faculdade no resultado Olímpico da Hungria. A Hungria é o oitavo país no Ranking de Medalhas em Olimpíadas ( fonte: Sport Reference LLC).



Não consegui fotografar muito as instalações nem ter contato direto com algum professor da Universidade. Os alunos e professores estão de férias e retomarão as aulas somente na semana que vem. Apesar disso, o Sr. Tibor afirmou que me colocará em contato com os professores de Natação, Polo Aquático, Biomecânica e outros que segundo ele são referências nos trabalhos que realizam. A Universidade possui uma série de cooperações com entidades mundiais de Esportes, a mais recente parceria firmada foi com a Federação Internacional de Judô para ministrar cursos de Ensino a Distância em todo o mundo. Finalizamos a reunião trocando cartões e com o compromisso de continuarmos nos comunicando.



A delegação do SESI-SP se reuniu as 11h30na academia do hotel para realização de mais um treinamento específico de potência muscular comandados pelo técnico Adriano Silva. A seguir apresento link com breve vídeo do trabalho:

http://youtu.be/CowB19hvJBU

Após o treinamento na academia, o grupo almoçou as 13h00 conforme o planejado. Em seguida nos encaminhamos para a visita na Embaixada Brasileira na Hungria as 15h00.



A visita a Embaixada Brasileira na Hungria foi mais uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal para toda a delegação e extremamente importante para nosso time. O embaixador do Brasil na Hungria, Sr. Valter Pecly Moreira,  e toda sua equipe nos receberam muito bem. A equipe da Embaixada Brasileira agradeceu inicialmente o empenho de nosso Presidente Paulo Skaf em proporcionar transformação e educação das pessoas utilizando o esporte como ferramenta. Em seguida, o Sr. Embaixador perguntou sobe a modalidade Polo Aquático, conversou com nossos atletas sobe as rotinas de treinamentos, jogos e falou um pouco sobre sua recente chegada a Embaixada na Hungria há aproximadamente 02 meses. Para finalizar, nosso Capitão Rudá Franco entregou a flâmula e algumas camisetas do SESI-SP como presente.



Conforme solicitado pelo Sr. Embaixador, colocamos a programação de nossos dois últimos jogos para os brasileiros que tenham interesse e estão na Hungria possam nos acompanhar:

31/08 - Sábado - 12h00 - PECS x SESI-SP - Local: PECS

01/09 - Domingo - 19h00 - EGER x SESI-SP - Local: EGER



Depois da visita a Embaixada nos deslocamos ao Clube BVSC para mais um jogo treino com a segunda equipe do BVSC as 18h30.

O jogo treino  :  BVSC X  SESI-SP

O jogo treino contra a BVSC foi mais uma excelente oportunidade para a equipe do SESI-SP se desenvolver técnica e taticamente. A equipe do BVSC jogou com seu segundo time, visto que o time principal viajou para realizar seu primeiro jogo no Campeonato Nacional. Apesar disso, o jogo foi bem disputado, já que a equipe da casa conta com jovens talentos da escola Húngara de Polo Aquático.

O placar da partida não foi considerado importante, já que quando ocorria a situação de "Homem a menos " para ambas as equipes, a jogada era repetida mais uma vez em sequência, antes de dar prosseguimento ao jogo, da mesma maneira como no jogo da noite anterior. O placar terminou em BVSC 12 X 16 SESI-SP.  Constatamos que nosso jogo está cada vez mais consistente e equilibrado, tanto nos aspectos defensivos como nos ofensivos.



O objetivo traçados por nosso técnico André Avallone neste jogo foi adaptar algumas técnicas e táticas na situação de " homem a menos", visando sanar as deficiências defensivas verificadas nos treinamentos anteriores.

Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h00para o jantar e a partir das 21h45 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.

Fabiano

10ª Entrevista da série Hungria


Musculação


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Diário de bordo Hungria 29/08/2013



Prezados Colegas, 

Apresento-lhes o sétimo dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 7h15 e em seguida fomos ao clube BVSC para nosso treinamento técnico/tático na piscina comandado pelo técnico André Avallone. O trabalho no período da manhã teve como objetivo principal o aperfeiçoamento dos fundamentos específicos em cada posição, alinhados ao sistema tático adotado pela equipe. 
A evolução da equipe e a qualidade no sincronismo do passe no arco de ataque e defesa é fruto deste trabalho específico.

Outro ganho claramente observado nestes dias na Hungria é na capacidade física de nossos atletas. O resultado do trabalho intensivo em dois ou até três períodos de treinamentos em piscinas e academia é observado na grande evolução de ritmo de jogo da equipe nas três partidas disputadas até o momento.



O treinamento teve duração de duas horas (09h00 as 11h00) com grande exigência física. Ressaltamos também a evolução da postura profissional de nossos atletas durante este período na Hungria, os atletas estão cada vez mais concentrados para a realização dos trabalhos.

Em relação as observações de estrutura e estratégias gerais relacionadas ao esporte durante este período em Budapeste, presenciamos algumas aulas de Natação, Polo Aquático e Nado Sincronizado na escola de Esportes do clube BVSC. Conversamos também com alguns profissionais envolvidos na formação esportiva destas crianças e verificamos que o aspecto lúdico e de formação integral do cidadão preconizados em nosso Programa SESI-SP atleta do futuro não são muito levados em consideração. O objetivo principal nesta escola de esportes é o desenvolvimento físico e técnico das crianças e jovens, observamos também que as aulas não apresentaram conteúdo nem estratégias diferentes durante estes dias. 



A postura dos profissionais do clube BVSC em algumas ações também é diferente da entendida como ideal para nosso SESI-SP atleta do futuro e treinamento esportivo, no entanto, sabemos que os aspectos culturais entre as realidades da Hungria e do Brasil são muito diferentes, não cabendo assim julgamento de valor.



Retornamos ao hotel e conforme programado almoçamos as 12h30. Após descanso os atletas realizaram as 16h00 um treinamento na academia do hotel visando mais uma vez a recuperação muscular e enfatizando exercícios preventivos de lesões.

Em seguida a delegação se deslocou até o clube BVSC, para as 18h30 realizarmos nosso quarto jogo consecutivo em quatro dias.

Apesar de todos os títulos Olímpicos e Mundiais a Hungria a modalidade é a segunda colocada na preferência nacional e possui atualmente 5.000 atletas federados de Polo Aquático no País. 
Como o país é uma potência mundial no Polo Aquático, perguntamos ao técnico principal do clube BVSC, Tamas Marcz, campeão olímpico em 2000 e mundial em 2011, o que ele sugere para países como o Brasil tornarem-se mais competitivos. O link do vídeo desta resposta segue abaixo:

http://youtu.be/7jbhXJ3kXw8

O jogo treino  :  BVSC X  SESI-SP 

O jogo treino contra a BVSC foi novamente um ótimo momento para nossa equipe. A equipe do BVSC jogou novamente com o time principal, e de acordo com o seu treinador estes jogos e treinamentos com o SESI-SP estão sendo de grande valor para o BVSC como preparação para sua competição nacional que terá início no próximo sábado.

Todos nossos atletas participaram da partida e puderam mais uma vez ganhar experiência com ótimos jogadores Húngaros. O placar da partida não foi contabilizado, já que quando ocorria a situação de "Homem a menos " para ambas as equipes, a jogada era repetida mais uma vez em sequência, antes de dar prosseguimento ao jogo. Mesmo assim, este jogo-treino foi muito equilibrado e pudemos observar a evolução técnica e tática de nossa equipe em relação ao nosso primeiro jogo com a mesma equipe do BVSC.

O objetivo traçados por nosso técnico André Avallone neste jogo foi manter a base solida de nosso sistema defensivo e trabalhar o sistema ofensivo com a utilização consciente dos 30 segundos para o chute. As repetições da situação do " homem a menos" e do " homem a menos" mostrou que o time apresentou evolução defensiva, no entanto, alguns ajustes serão trabalhados nos próximos treinamentos.

A modalidade Polo Aquático do SESI-SP possui dois blogs: um deles é direcionado aos técnicos da modalidade no SESI-SP, fechado ao público geral, é uma ferramenta de troca de conhecimentos e alinhamento técnico. Já o outro blog é aberto a todos e tem como objetivo divulgar as ações do SESI-SP por meio de artigos, vídeos, fotos e entrevistas. 

O mentor destes dois blogs é nosso técnico André Avallone, que também os alimenta de informações diariamente. Uma ação como este intercâmbio na Hungria pelo SESI-SP gera muito interesse no público do Polo Aquático. Por isso, estamos monitorando o número de acessos e outros dados importantes, referentes ao blog aberto, para verificar o impacto positivo desta viagem nos indicadores deste blog. A seguir apresento o estatístico parcial quantitativo gerado pelo próprio Blog:

Observamos alguns dados interessantes: tivemos em julho um total de 2332 visualizações do blog quando fecharmos o mês de agosto teremos noção do incremento nas visualizações.
Verificamos também no gráfico, picos de visualizações a partir de 23/08, data de nossa chegada em Budapeste e que a maior fonte de visualização do Blog é o Facebook.

Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h00 para o jantar e a partir das 21h30 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.

Fabiano



Entrevista com Tamas Marcz


Tamas Marcz é o atual Tecnico da equipe do BVSC. Time que nos recebeu muito bem.
Tamas foi campeão olímpico em 2000 (Sidney) pela seleção da Hungria. Depois de 11 anos, após um longo período vivendo na Itália, passou a jogar pela seleção italiana e foi campeão mundial em Shangai.
Conversamos bastante, trocamos idéias e agradecemos toda a atenção dada pelo clube.


9ª Entrevista da série Hungria


quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diário de bordo Hungria




Prezados Colegas,

Apresento-lhes o sexto dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

28/08- Os atletas do SESI-SP tiveram o café da manhã livre para dormir até mais tarde. Esta ação teve como objetivo realizar uma boa recuperação de nossos atletas, devido ao desgaste físico nesta primeira metade de treinamentos. Pela manhã a comissão técnica se reuniu para avaliar o trabalho realizado até o momento. A avaliação realizada foi positiva tanto referente as questões técnicas/táticas/físicas como em relação a logística das ações planejadas. O planejamento está sendo seguido rigorosamente sem necessidade de ajustes até o momento.

O grupo se reuniu as 11h00 na academia do hotel para realização de um treinamento específico de potência muscular.



Após o treinamento o grupo almoçou as12h30 conforme o planejado. Durante a tarde os atletas descansaram até as 17h00, horário este marcado para reunião técnica de ajuste de posicionamento e repasse de vídeo do jogo anterior.



Logo em seguida nos dirigimos para a Ilha Margit, local do jogo amistoso contra a equipe do OSC.



A OSC é uma universidade em Budapeste e possui a equipe apenas na categoria adulta da Lliga Húngara, sendo que 04 de seus jogadores disputaram a Universíade da Rússia em 2013 e conquistaram a primeira colocação com a seleção Húngara.

A partida foi realizada no Centro de Treinamento da Federação, este local apresenta 03 piscinas de 50 m descobertas e aquecidas, 02 Piscinas de saltos ornamentais e estrutura para remo e canoagem. Algumas estruturas muito interessantes foram observadas e são apresentadas a seguir:

1) Túnel de água que sai do vestiário e vai até uma das piscinas de 50 metros:



2) Sistema de Polias para posicionamento das traves de Polo Aquático:



3) Estrutura de ferro para  pendurar bolsas, roupões e outros materiais:



Todas as práticas e equipamentos interessantes verificados nos clubes e locais que passamos deverão ser estudados para verificar a viabilidade de realização e /ou adaptação para nossa realidade.

O jogo :  OSC X   SESI-SP

O jogo amistoso contra a forte equipe OSC também foi muito disputado. Até agora foi a equipe  mais experiente com que jogamos na Hungria. Nossos atletas participaram da partida e puderam vivenciar mais um jogo com mais uma equipe forte da escola Húngara. O primeiro período foi muito equilibrado e terminou com pequena vantagem húngara 05 x 03. O segundo período nossa equipe se recuperou e conseguiu empatar o jogo em 07 x 07. No terceiro período o jogo continuou equilibrado e terminou com pequena vantagem do OSC 11 x 10. No quarto período a equipe do SESI-SP em uma recuperação sensacional virou a partida e venceu a partida por 12 x 13.



Um dos objetivos traçados por nosso técnico André Avallone neste jogo foi continuar a evolução nos fundamentos de defesa, visando criar base solida de nosso sistema defensivo. A equipe se apresentou novamente muito bem, com crescente evolução em relação aos jogos anteriores. No sistema ofensivo podemos ressaltar a boa utilização dos 30 segundos para o chute. No " homem a mais" o time esta mais consciente, trabalhando bem a bola e resultando em gols na maioria desta situação de jogo.

Após o jogo, a delegação reuniu-se as 22h00para o jantar e a partir das 23h00 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-S
http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.


Fabiano

Diário de bordo



Prezados Colegas,

Apresento-lhes o quinto dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

27/08 - A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 07h15 e em seguida fomos ao clube BVSC para o terceiro dia de treinamentos técnico/ tático na piscina comandados por nosso técnico André Avallone. O trabalho inicial foi de recuperação do jogo do dia anterior e aperfeiçoamento de fundamentos. Em seguida, realizamos treinamento em conjunto com a equipe principal do BVSC desenvolvendo táticas de "homem a mais" e "homem a menos".


O clube BVSC de Budapeste é de 1911 e se caracteriza por ser um excelente "formador de atletas" principalmente na modalidade Polo Aquático. O técnico da equipe principal do clube BVSC , Tamas Marcz, foi campeão mundial em 2011 de Polo Aquático pela seleção Italiana, apesar de ser Húngaro. A troca de experiências entre as comissões técnicas do SESI-SP e do BVSC tem sido muito produtiva.



O treinamento teve duração de duas horas e quinze minutos (09h00 as 11h15) foi bastante produtivo e exigiu muito de nossos atletas. Este período inicial da intertemporada ( 5 dias), conforme planejado, caracterizou-se por grande volume e carga de trabalho visando conseguir uma base sólida para as competições do segundo semestre.

Os treinamentos estão sendo filmados e discutidos com o objetivo de buscar informações para feedback aos atletas, desenvolvimento técnico/tático da equipe e para posterior verificação das possibilidades de utilização de ferramentas como a biomecânica ou outras inovações tecnológicas que podem ser úteis na modalidade.

Retornamos ao hotel utilizando transporte urbano (Trem) e conforme programado almoçamos as 12h30. Acredito que este período vivenciando o cotidiano de um País com aspectos culturais diferentes dos nossos, atende um dos objetivos propostos neste projeto que é o desenvolvimento pessoal de todo o grupo.

Após descanso os atletas realizaram as16h00 um treinamento na academia do hotel visando recuperação muscular e preventivo de lesões conforme apresentado no vídeo a seguir:


Em seguida a delegação se deslocou até o clube FTC para as 19h30 realizar nosso segundo jogo em Budapeste.
O clube FTC foi fundado em 1899, possui estrutura física excelente e atua principalmente com Futebol, Polo Aquático e Natação. Claramente o foco principal do clube é o futebol devido a quantidade de campos existente (7 campos no total, sendo 3 oficiais e 1 de grama sintética).



A infra estrutura do clube ainda apresenta uma piscina coberta com arquibancadas, umas pista de atletismo oficial (tartan) e um hotel para hospedagem de atletas e recebimento de camps.

Em relação ao Polo Aquático, o clube atualmente trabalha com 250 crianças e 40 adultos/ juniores na categoria principal. A condição técnica da equipe FTC é similar ao do clube BVSC, no entanto, a equipe espera um salto em sua qualidade técnica com a chegada de dois atletas australianos.

Como boas práticas observada nos jogos amistosos na Hungria verificamos que árbitros são convidados voluntariamente para conduzir as partidas. Eles entendem que os árbitros também precisam treinar e se desenvolver em situações de jogo. Em relação específica ao Polo Aquático, ressalto as traves  que divulgam a marca do clube conforme apresentado a seguir:



Nossas trocas de experiências com as comissões técnicas estão sendo muito valiosas. Hoje também estivemos com o Tricampeão Olímpico como jogador pela seleção da Hungria, Zolt Varg, atual técnico da equipe principal do FTC. Ele nos recebeu muito bem e colocou a disposição do SESI-SP toda a estrutura do clube para futuros Camps, disputa de torneios e outras ações que julgarmos cabíveis.



O jogo :  FTC X   SESI-SP 

O jogo amistoso contra a forte equipe FTC foi muito disputado. Todos nossos atletas participaram da partida e puderam vivenciar o jogo com uma equipe extremamente forte e técnica. O primeiro período foi muito equilibrado e terminou com um empate por 02 x 02. O segundo período também foi muito disputado e também terminou empatado 04 x 04. No terceiro período a equipe húngara abriu vantagem de 02 gols terminando em 09 x 07.  No quarto período a equipe húngara continuou na frente, terminando o jogo em 16 x 12.



Um dos objetivos traçados por nosso técnico André Avallone foi evoluir os fundamentos de defesa em relação ao jogo anterior e desenvolver a saída em contra-ataque. A equipe se apresentou muito bem com clara evolução em relação ao jogo da noite anterior. O placar também não foi o mais importante nesta partida amistosa, no entanto, a equipe do SESI-SP fez um jogo de muita técnica superando a maior composição física dos atletas húngaros.

image.jpeg

Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h45 para o jantar e a partir das22h45 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:



Um abraço a todos.


Fabiano

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Diário de bordo 4º dia



Prezados Colegas,

Apresento-lhes o quarto dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

26/08 - A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 7h00 e em seguida fomos ao clube BVSC para o segundo dia de treinamento técnico/tático na piscina comandado por nosso técnico André Avallone. O trabalho do dia foi focado em correções técnicas de fundamentos e nas possibilidades táticas de defesa contra equipes com bons " centros".

O treinamento teve duração de duas horas (09h00 as 11h00) foi produtivo e exigiu muito de nossos atletas.




Retornamos ao hotel utilizando transporte urbano com o apoio do clube BVSC que designou uma pessoa para nos acompanhar até a estação de trem e conforme programado almoçamos as 12h30.



O capitão da equipe, Rudá Franco, que embarcou ontem para a Hungria, chegou hoje as 14h00 no hotel e completou a delegação.

Após descanso a comissão técnica realizou as 16h30 uma reunião motivacional, abordando os temas : trabalho em equipe, comprometimento e profissionalismo. Em seguida os atletas foram divididos em 03 grupos para assistir os vídeos dos três treinamentos já realizados na Hungria, discutirem entre si o esquema tático, técnicas e apresentarem ao técnico André Avallone suas consideraçōes.

Esta ação foi importante para início da série de 07 jogos que realizaremos até domingo 01/09.



Em seguida a delegação se deslocou até o clube BVSC as 19h00 para nosso primeiro jogo em terras Húngaras.


O jogo :  BVSC   X   SESI-SP

O jogo amistoso contra a forte equipe Húngara foi muito intenso. Todos nossos atletas participaram da partida e puderam vivenciar o jogo com a escola campeã mundial de Polo Aquático.

O objetivo traçado por nosso técnico André Avallone foi enfatizar os fundamentos de defesa treinados nos dias anteriores. A equipe se apresentou muito bem e a perspectiva para as próximos dias são muito positivas.

O placar não foi contabilizado nesta partida amistosa, no entanto, a experiência foi positiva para as duas equipes já que fomos convidados a realizar o treinamento de amanhã ( 27/08) em conjunto com a equipe Húngara.



Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h45para o jantar e a partir das 22h30 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.

domingo, 25 de agosto de 2013

Diário de bordo Hungria


Prezados Colegas,

Apresento-lhes o terceiro dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

25/08 - A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 7h00 e em seguida fomos ao clube BVSC para o segundo dia de treinamento técnico na piscina comandados por nosso técnico André Avallone. O trabalho do dia foi focado nos fundamentos para defesa de contra-ataque.


A comissão técnica apresentou também vídeos filmados no treinamento do dia anterior para correção de fundamentos e posicionamento na piscina. O treinamento técnico de hoje teve duração de duas horas (09h00 as 11h00) e foi novamente filmado para posterior edição e apresentação aos atletas para correção e feedback.

Pudemos observar também como boas práticas no clube para estudarmos a viabilidade de adaptação para nossa realidade:

1) Estrutura fixa de arquibancada para aproximadamente 1000 (mil) pessoas em piscina coberta:




2) Natação - bloco de saída fixo e estável conforme estrutura:



3) Placar específico para Polo Aquático




Retornamos ao hotel e conforme programado almoçamos as 13h00.

Após descanso a equipe realizou as 16h00treinamento na academia do Hotel comandados por nosso técnico Adriano Silva, a atividade visou ativação muscular, através de exercícios específicos, conforme a posição do atleta no Polo Aquático.



Após o treinamento, a delegação reuniu-se as 20h00 para o jantar e em seguida realizamos uma magnífica programação cultural com um passeio a barco no Rio Danúbio.



O Rio Danúbio  corta Budapeste em dois pelo nome: a histórica Buda, na margem oeste, é um sobe-e-desce de ruas arborizadas fazendo sombra sobre belas residências. Peste, que sempre foi mais burguesa, do outro lado, é uma planície por onde se espalham animadas ruas comerciais, parques e teatros.



As 23h30 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.


Fabiano

b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:1b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:2b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:3b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:4b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:5b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:6b27188cf-0dcd-11e3-98fc-00237de3fb08:7

5ª Entrevista da série Hungria


4ª Entrevista da série Hungria


sábado, 24 de agosto de 2013

Diário de bordo 2º dia


Prezados Colegas,

Apresento-lhes o segundo dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

24/08 -  A delegação do SESI-SP reuniu-se as 7h00 para o café da manhã realizado no Hotel. Em seguida nos encaminhamos para o primeiro dia de treinamentos em piscina. Utilizamos a piscina do clube BVSC que será nossa base de treinamento durante o período em Budapeste.

O clube BVSC é um clube tradicional de Polo Aquático na Hungria atualmente possui 40 atletas na categoria adulto (masculino e feminino) e aproximadamente 200 crianças e jovens nas categorias de base. O clube também desenvolve as modalidades natação e nado sincronizado.

Apesar da tradição o clube apresenta algumas instalações que necessitam de reformas, no entanto, utilizamos uma piscina coberta e aquecida que está em boas condições e atendeu plenamente nossas necessidades. 

O treinamento técnico foi focado nos fundamentos objetivando o aperfeiçoamento no contra-ataque .e durou2h15 ( 8h45 até as 11h00).






Verificamos no clube algumas práticas e equipamentos interessantes para estudarmos a viabilidade de adaptação para nossa realidade:

1- equipamento para treinamento de fundamentos técnicos



2- Traves acoplada a piscina similar a escada( material muito pesado).



Após o treinamento técnico retornamos ao hotel para almoçar. Em seguida realizamos, conforme programado, um city tour pela cidade de Budapeste. Conhecemos alguns pontos turísticos e históricos da cidade:





Toda a delegação aproveitou muito o passeio, mostrando que o desenvolvimento pessoal também é uma premissa importante em intercâmbios como este.

Após o retorno ao hotel os atletas descansaram, jantaram, conversaram com seus familiares.


Após as 21h00 no horário local a delegação se recolheu para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:

http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/


Um abraço a todos.


Fabiano

3ª Entrevista da série Hungria


sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Diário de bordo - Budapeste



Prezados Colegas, 
Apresento-lhes o primeiro dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:
22/08 - A delegação do SESI-SP composta por 18 pessoas saiu do SESI da Vila Leopoldina para embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos as 16h00.
Com o embarque realizado conforme o previsto viajamos durante 12 horas e fizemos uma conexão em Munique - Alemanha antes de desembarcarmos em Budapeste após mais uma hora e meia de voo.
Chegamos no Danubius Hotel em Budapeste as 13h30 horário local ( a diferença de fuso horário entre São Paulo e Budapeste é de 05 horas).
Após almoço no hotel, realizamos uma reunião de alinhamento de responsabilidades, funções e fundamentos técnicos de planejamento.
Logo em seguida, realizamos uma caminhada de 45 minutos pelas ruas de Budapeste para relaxamento após o desgaste da viagem e aquecimento para a sessão de treinamentos prevista para a academia do Hotel. Passamos por algumas construções históricas e verificamos também a valorização da modalidade Polo Aquático com propagandas relacionam  atletas da modalidade  a marcas importantes no País. 
Após esta caminhada a delegação foi a academia do Hotel ( muito bem estruturada ) onde cada atleta realizou sua série individualizada de exercícios.
As 21h00 no horário local a delegação se reuniu para o jantar e em seguida nos recolhemos para dormir.
Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:
http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/
Um abraço a todos. 
Fabiano

2ª Entrevista série Hungria


1ª Entrevista da série Hungria - Sesi - SP


quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Equipe do Sesi-SP embarca para Hungria




Hoje, dia 22 de agosto, a equipe adulta do Sesi-SP está embarcando para a Hungria.
Nesse período de 12 dias de viagens, nossa equipe fará treinamentos contra as equipes de Budapeste, EGER e Pecs.
O objetivo dessa viagem é preparar a equipe para a Liga Nacional e participar de jogos internacionais.
Boa viagem Sesi-SP!!

domingo, 18 de agosto de 2013

Brasil é 7º Lugar no Mundial Jr




Hoje, dia 18 de agosto, a seleção Brasileira Junior de Polo Aquático conseguiu uma excelente colocação no Mundial Junior na Hungria.
No último jogo, venceram a Seleção da Austrália, com o placar de 8 a 7. Conseguiram a sétima posição!
Tivemos a participação efetiva de 4 atletas do SESI-SP.
Os 4 atletas chegarão no dia 20 de agosto e logo dia 22 embarcam para Hungria outra vez, onde vão estar em período de treinamento com a equipe do SESI-SP.
Parabéns ao Grummy (capitão da seleção), Gabriel Salgado, Junior e Pedro Borges.