quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Diário de bordo



Prezados Colegas,

Apresento-lhes o quinto dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:

27/08 - A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 07h15 e em seguida fomos ao clube BVSC para o terceiro dia de treinamentos técnico/ tático na piscina comandados por nosso técnico André Avallone. O trabalho inicial foi de recuperação do jogo do dia anterior e aperfeiçoamento de fundamentos. Em seguida, realizamos treinamento em conjunto com a equipe principal do BVSC desenvolvendo táticas de "homem a mais" e "homem a menos".


O clube BVSC de Budapeste é de 1911 e se caracteriza por ser um excelente "formador de atletas" principalmente na modalidade Polo Aquático. O técnico da equipe principal do clube BVSC , Tamas Marcz, foi campeão mundial em 2011 de Polo Aquático pela seleção Italiana, apesar de ser Húngaro. A troca de experiências entre as comissões técnicas do SESI-SP e do BVSC tem sido muito produtiva.



O treinamento teve duração de duas horas e quinze minutos (09h00 as 11h15) foi bastante produtivo e exigiu muito de nossos atletas. Este período inicial da intertemporada ( 5 dias), conforme planejado, caracterizou-se por grande volume e carga de trabalho visando conseguir uma base sólida para as competições do segundo semestre.

Os treinamentos estão sendo filmados e discutidos com o objetivo de buscar informações para feedback aos atletas, desenvolvimento técnico/tático da equipe e para posterior verificação das possibilidades de utilização de ferramentas como a biomecânica ou outras inovações tecnológicas que podem ser úteis na modalidade.

Retornamos ao hotel utilizando transporte urbano (Trem) e conforme programado almoçamos as 12h30. Acredito que este período vivenciando o cotidiano de um País com aspectos culturais diferentes dos nossos, atende um dos objetivos propostos neste projeto que é o desenvolvimento pessoal de todo o grupo.

Após descanso os atletas realizaram as16h00 um treinamento na academia do hotel visando recuperação muscular e preventivo de lesões conforme apresentado no vídeo a seguir:


Em seguida a delegação se deslocou até o clube FTC para as 19h30 realizar nosso segundo jogo em Budapeste.
O clube FTC foi fundado em 1899, possui estrutura física excelente e atua principalmente com Futebol, Polo Aquático e Natação. Claramente o foco principal do clube é o futebol devido a quantidade de campos existente (7 campos no total, sendo 3 oficiais e 1 de grama sintética).



A infra estrutura do clube ainda apresenta uma piscina coberta com arquibancadas, umas pista de atletismo oficial (tartan) e um hotel para hospedagem de atletas e recebimento de camps.

Em relação ao Polo Aquático, o clube atualmente trabalha com 250 crianças e 40 adultos/ juniores na categoria principal. A condição técnica da equipe FTC é similar ao do clube BVSC, no entanto, a equipe espera um salto em sua qualidade técnica com a chegada de dois atletas australianos.

Como boas práticas observada nos jogos amistosos na Hungria verificamos que árbitros são convidados voluntariamente para conduzir as partidas. Eles entendem que os árbitros também precisam treinar e se desenvolver em situações de jogo. Em relação específica ao Polo Aquático, ressalto as traves  que divulgam a marca do clube conforme apresentado a seguir:



Nossas trocas de experiências com as comissões técnicas estão sendo muito valiosas. Hoje também estivemos com o Tricampeão Olímpico como jogador pela seleção da Hungria, Zolt Varg, atual técnico da equipe principal do FTC. Ele nos recebeu muito bem e colocou a disposição do SESI-SP toda a estrutura do clube para futuros Camps, disputa de torneios e outras ações que julgarmos cabíveis.



O jogo :  FTC X   SESI-SP 

O jogo amistoso contra a forte equipe FTC foi muito disputado. Todos nossos atletas participaram da partida e puderam vivenciar o jogo com uma equipe extremamente forte e técnica. O primeiro período foi muito equilibrado e terminou com um empate por 02 x 02. O segundo período também foi muito disputado e também terminou empatado 04 x 04. No terceiro período a equipe húngara abriu vantagem de 02 gols terminando em 09 x 07.  No quarto período a equipe húngara continuou na frente, terminando o jogo em 16 x 12.



Um dos objetivos traçados por nosso técnico André Avallone foi evoluir os fundamentos de defesa em relação ao jogo anterior e desenvolver a saída em contra-ataque. A equipe se apresentou muito bem com clara evolução em relação ao jogo da noite anterior. O placar também não foi o mais importante nesta partida amistosa, no entanto, a equipe do SESI-SP fez um jogo de muita técnica superando a maior composição física dos atletas húngaros.

image.jpeg

Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h45 para o jantar e a partir das22h45 no horário local nos recolhemos para dormir.

Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:



Um abraço a todos.


Fabiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário