Prezados Colegas,
Apresento-lhes o sétimo dia do diário de bordo do Polo Aquático SESI-SP na Hungria:
A delegação do SESI-SP reuniu-se para o café da manhã as 7h15 e em seguida fomos ao clube BVSC para nosso treinamento técnico/tático na piscina comandado pelo técnico André Avallone. O trabalho no período da manhã teve como objetivo principal o aperfeiçoamento dos fundamentos específicos em cada posição, alinhados ao sistema tático adotado pela equipe.
A evolução da equipe e a qualidade no sincronismo do passe no arco de ataque e defesa é fruto deste trabalho específico.
Outro ganho claramente observado nestes dias na Hungria é na capacidade física de nossos atletas. O resultado do trabalho intensivo em dois ou até três períodos de treinamentos em piscinas e academia é observado na grande evolução de ritmo de jogo da equipe nas três partidas disputadas até o momento.
O treinamento teve duração de duas horas (09h00 as 11h00) com grande exigência física. Ressaltamos também a evolução da postura profissional de nossos atletas durante este período na Hungria, os atletas estão cada vez mais concentrados para a realização dos trabalhos.
Em relação as observações de estrutura e estratégias gerais relacionadas ao esporte durante este período em Budapeste, presenciamos algumas aulas de Natação, Polo Aquático e Nado Sincronizado na escola de Esportes do clube BVSC. Conversamos também com alguns profissionais envolvidos na formação esportiva destas crianças e verificamos que o aspecto lúdico e de formação integral do cidadão preconizados em nosso Programa SESI-SP atleta do futuro não são muito levados em consideração. O objetivo principal nesta escola de esportes é o desenvolvimento físico e técnico das crianças e jovens, observamos também que as aulas não apresentaram conteúdo nem estratégias diferentes durante estes dias.
A postura dos profissionais do clube BVSC em algumas ações também é diferente da entendida como ideal para nosso SESI-SP atleta do futuro e treinamento esportivo, no entanto, sabemos que os aspectos culturais entre as realidades da Hungria e do Brasil são muito diferentes, não cabendo assim julgamento de valor.
Retornamos ao hotel e conforme programado almoçamos as 12h30. Após descanso os atletas realizaram as 16h00 um treinamento na academia do hotel visando mais uma vez a recuperação muscular e enfatizando exercícios preventivos de lesões.
Em seguida a delegação se deslocou até o clube BVSC, para as 18h30 realizarmos nosso quarto jogo consecutivo em quatro dias.
Apesar de todos os títulos Olímpicos e Mundiais a Hungria a modalidade é a segunda colocada na preferência nacional e possui atualmente 5.000 atletas federados de Polo Aquático no País.
Como o país é uma potência mundial no Polo Aquático, perguntamos ao técnico principal do clube BVSC, Tamas Marcz, campeão olímpico em 2000 e mundial em 2011, o que ele sugere para países como o Brasil tornarem-se mais competitivos. O link do vídeo desta resposta segue abaixo:
http://youtu.be/7jbhXJ3kXw8
O jogo treino : BVSC X SESI-SP
O jogo treino contra a BVSC foi novamente um ótimo momento para nossa equipe. A equipe do BVSC jogou novamente com o time principal, e de acordo com o seu treinador estes jogos e treinamentos com o SESI-SP estão sendo de grande valor para o BVSC como preparação para sua competição nacional que terá início no próximo sábado.
Todos nossos atletas participaram da partida e puderam mais uma vez ganhar experiência com ótimos jogadores Húngaros. O placar da partida não foi contabilizado, já que quando ocorria a situação de "Homem a menos " para ambas as equipes, a jogada era repetida mais uma vez em sequência, antes de dar prosseguimento ao jogo. Mesmo assim, este jogo-treino foi muito equilibrado e pudemos observar a evolução técnica e tática de nossa equipe em relação ao nosso primeiro jogo com a mesma equipe do BVSC.
O objetivo traçados por nosso técnico André Avallone neste jogo foi manter a base solida de nosso sistema defensivo e trabalhar o sistema ofensivo com a utilização consciente dos 30 segundos para o chute. As repetições da situação do " homem a menos" e do " homem a menos" mostrou que o time apresentou evolução defensiva, no entanto, alguns ajustes serão trabalhados nos próximos treinamentos.
A modalidade Polo Aquático do SESI-SP possui dois blogs: um deles é direcionado aos técnicos da modalidade no SESI-SP, fechado ao público geral, é uma ferramenta de troca de conhecimentos e alinhamento técnico. Já o outro blog é aberto a todos e tem como objetivo divulgar as ações do SESI-SP por meio de artigos, vídeos, fotos e entrevistas.
O mentor destes dois blogs é nosso técnico André Avallone, que também os alimenta de informações diariamente. Uma ação como este intercâmbio na Hungria pelo SESI-SP gera muito interesse no público do Polo Aquático. Por isso, estamos monitorando o número de acessos e outros dados importantes, referentes ao blog aberto, para verificar o impacto positivo desta viagem nos indicadores deste blog. A seguir apresento o estatístico parcial quantitativo gerado pelo próprio Blog:
Observamos alguns dados interessantes: tivemos em julho um total de 2332 visualizações do blog quando fecharmos o mês de agosto teremos noção do incremento nas visualizações.
Verificamos também no gráfico, picos de visualizações a partir de 23/08, data de nossa chegada em Budapeste e que a maior fonte de visualização do Blog é o Facebook.
Após o jogo, a delegação reuniu-se as 21h00 para o jantar e a partir das 21h30 no horário local nos recolhemos para dormir.
Acompanhem também vídeos e entrevistas no blog do Polo Aquático do SESI-SP:
http://sesi-sp-wp.blogspot.hu/
Um abraço a todos.
Fabiano
Excelente Fabiano!
ResponderExcluirConseguiu resumir em palavras tudo o que estamos vivenciando! E sua presença também foi fundamental para esta viagem... não só agora, mas em toda a preparação desta viagem... Parabéns a você e a toda a equipe de profissionais que atuam no Sesi SP. Pois sabemos que o empenho de todos tem sido fundabmental para este projeto dar tão certo!
muito bom o resumo das atividades da equipe. Pelo que pude notar vocês chegarão com a faca entre os dentes para o próximo campeonato. Acho fundamental esta concentração antes de um campeonato, alem do treinamento físico e tático o entrosamento do grupo vai ficando tão intenso que um simples olhar vale mais do que mil palavras. Parabéns!!! Acho que até vou tentar assistir aos jogos kkk
ResponderExcluir